O Governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 7, a ampliação do atendimento 24 horas nas DDMs (Delegacias de Defesa da Mulher) do Estado. No entanto, Franca não foi incluída na lista das unidades beneficiadas. A mudança entra em vigor neste sábado, 8, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.
As delegacias de Ribeirão Preto, Bauru, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Piracicaba e Araçatuba, que antes funcionavam até as 18h, agora passam a atender 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados.
O delegado responsável pela Seccional de Franca e região, Wanir José da Silveira Júnior, explicou nesta sexta-feira, 7, que a cidade não foi incluída na medida anunciada por não ser sede do Deinter (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior).
"Nossa sede é Ribeirão Preto. Franca não está incluída simplesmente porque não é sede de Deinter, mas uma delegacia de sede seccional. A delegacia 24 horas ainda não está nos planos do governador por não ser sede de Deinter; talvez um dia seja", disse Wanir.
O delegado reforçou que a cidade conta com serviço de plantão que atende às necessidades de todas as mulheres. “Nós temos uma delegacia online 24 horas. Temos delegadas e escrivãs, todas treinadas, com cursos específicos para atendimento à mulher que precisa desse tipo de atendimento especializado".
Com a medida, todas as regiões-sedes de Deinter passam a contar com uma DDM com atendimento 24 horas a partir deste sábado.
Apesar de Franca não ser uma das sedes do Deinter, a deputada estadual Delegada Graciela (PL) luta há anos para que a DDM da cidade seja contemplada com a medida. Em nota, a deputada respondeu nesta sexta-feira: “Primeiro estão sendo priorizadas as unidades onde há Deinter. Depois, serão feitas em municípios maiores, em uma outra etapa, como as Seccionais”.