A Creche Escola "Professora Claricinda de Souza Redondo", no Jardim Luiza I, em Franca, foi infestada por escorpiões. Segunda denúncia feita, na tarde dessa quinta-feira, 6, ao GCN/Sampi, a aparição dos bichos peçonhentos já se estende há três semanas e o relato é de que nenhuma providência estaria sendo tomada até cerca de 30 escorpiões aparecem em um espaço de apenas dois dias. A creche, inaugurada em 2017, tem capacidade máxima para 140 crianças.
A denúncia, que foi feita de forma anônima, aponta 17 escorpiões encontrados nessa quarta-feira, 5, o que levou à dispensa dos alunos no período da tarde e, na quinta-feira, 6, até o momento da denúncia, teriam sido encontrados outros 12.
“Eles não estavam falando para os pais que estavam achando escorpião. Ontem (quarta-feira), que chegou a ter esse caso de mais escorpiões lá, precisaram mandar os alunos para casa no período da tarde para poder tentar fazer uma limpeza na creche”, disse o denunciante, sob condição de anonimato.
Outras denúncias ao GCN/Sampi, no decorrer da semana, relataram que teriam tentado o contato com a Vigilância Sanitária e com a Prefeitura de Franca, porém, não haviam obtido resultados até então.
O Ijepam (Instituto José Edson de Paula Marques), que é a instituição terceirizada que administra a creche, informou que os devidos procedimentos estão sendo tomados para a preservação da integridade física dos alunos e funcionários.
“Nós já estamos fazendo a limpeza no local. Dedetização, juntamente com a Secretaria Municipal da Educação. Já está todo mundo mobilizado. Ontem (quarta-feira) nós, com medo de acontecer alguma coisa com as crianças - prioridade é a segurança das crianças -, pra garantir a segurança das crianças, comunicamos aos pais. Desde ontem (quarta) que começamos a limpeza. Hoje (quinta) continuamos e creio que até a tarde é o prazo que nós temos pra limpar tudo. Já tem toda a orientação, juntamente com a Secretaria de Educação, Meio Ambiente, Vigilância Epidemiológica. Todas as orientações já estão dentro das normalidades, pra conter essa proliferação e essa infestação”, explicou Fátima Blanco, coordenadora geral das creches pelo Ijepam.
A Secretaria de Educação também se posicionou sobre o caso. Segundo nota, na tarde dessa quinta-feira, 6, equipes da Prefeitura se mobilizaram para realizar a limpeza nas áreas do entorno da unidade.
Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria de Educação informa que todas as creches parceiras da Prefeitura recebem visitas periódicas, com orientações inclusive sobre a prevenção e o combate de animais peçonhentos, como escorpiões.
Comunica que equipes da Prefeitura realizaram a limpeza nesta quinta-feira, nas áreas do entorno da unidade e a entidade, que administra a creche está providenciando os reparos necessários para evitar o aparecimento dos escorpiões.”