16 de dezembro de 2025
EM FRANCA

GCM faz operação em depósitos de sucata; um ferro-velho é fechado

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Divulgação/Prefeitura de Franca
Operação foi realizada por agentes de segurança e saúde em Franca

Equipes da Guarda Civil Municipal e da Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar, realizaram uma operação de fiscalização em depósitos de sucata nas regiões Leste e Sul de Franca, nesta quinta-feira, 27, após uma onda de furtos de fios de semáforos na cidade.

Durante a fiscalização, um ferro-velho localizado na alameda das Figueiras, no Parque das Árvores, foi fechado pela Guarda Civil. O local funcionava sem alvará e armazenava materiais recicláveis em sacos nas calçadas, o que é proibido por lei.

“A gente sabe que na cidade está ocorrendo uma grande quantidade de furtos de fios, então deflagramos nesta manhã a operação para fiscalizar e coibir a compra desse material. Hoje, vistoriamos cinco estabelecimentos. Na semana passada, o trabalho foi em locais da região Oeste. Operações assim serão intensificadas”, disse o inspetor da Guarda Civil, Luís Fernando Fernandes.

A operação foi desencadeada após denúncias anônimas indicando estabelecimentos que estariam adquirindo produtos de forma ilegal. Segundo o inspetor, a orientação é que os proprietários desses comércios exijam nota fiscal e documentos que comprovem a procedência de qualquer material comprado, especialmente fios de cobre.

Além das fiscalizações contra a receptação de fios furtados, a Vigilância Sanitária também aproveitou a operação para orientar os donos dos depósitos sobre a necessidade de eliminar possíveis focos do mosquito da dengue.

Um dos pontos de furto constante é o viaduto da Vila São Sebastião. Lá, em menos de uma semana, três casos foram registrados, o que prejudicou o funcionamento do semáforo, que é de grande fluxo devido aos acessos da rodovia Cândido Portinari.