23 de dezembro de 2025
PERIGO CONSTANTE

Trânsito de Franca mata 34 pessoas em um ano

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Trânsito caótico em Franca continua fazendo vítimas 

O aumento de mortes no trânsito de Franca alerta para crise na segurança viária e "superpopulação" de automoveis. A cidade possui uma população de aproximadamente 364 mil habitantes e uma frota de 303.447 automóveis, até dezembro de 2024.

Dados recentes do Infosiga apontam um crescimento significativo nas taxas de mortalidade em acidentes, com um aumento de 12% no número de óbitos em 2024 em relação ao ano anterior, resultando em 34 mortes ao todo, sendo o atropelamento a maior causa de mortos. Já no contexto geral, a cidade registrou 1.612 acidentes durante o ano de 2024, resultando em uma média de 4,4 acidentes por dia.

A taxa de óbitos geral em Franca alcançou 9,59 por 100 mil habitantes, uma marca alarmante quando comparada a padrões nacionais e internacionais. Um dado preocupante é que 40,68% dos óbitos ocorreram em vias urbanas, reforçando a necessidade de maior fiscalização e infraestrutura adequada dentro do perímetro urbano.

A maioria das vítimas fatais envolve homens e mulheres jovens, especialmente na faixa etária de 18 a 24 anos. Outro fator agravante é que a maior parte dos acidentes ocorre no período noturno, quando as condições de visibilidade são reduzidas e o risco de imprudência aumenta.

Os dados também alertam para um grande numero de automoveis na cidade, o que acarreta em congestionamentos em diversos pontos da cidade, principalmente em horários de pico.

A Secretaria de Segurança, por meio de nota, informou que há previsão de contratação de estudos para melhorar o fluxo em diversos cruzamentos da cidade, destaca que realiza o acompanhamento periódico do trânsito e desenvolve ações como o reforço da sinalização, implantação de contadores numéricos nos semáforos, faixas exclusivas para motociclistas, dentre outras para melhorar a segurança.

Em relação aos acidentes, a Secretaria informou que será ampliada a fiscalização no trânsito, mediante convênio com a Polícia Militar e desenvolvidas campanhas orientativas para o respeito a faixa de pedestres e a sinalização.