13 de julho de 2025
Logo Header
OLHE PARA CIMA!

É hoje: alinhamento de planetas; Fumep promove observação

Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Capa da Notícia
Fenômeno considerado raro também é conhecido como o “desfile dos planetas”. Alguns astros poderão ser vistos a olho nu

O alinhamento de planetas no sistema solar é um fenômeno relativamente comum, mas em algumas ocasiões, mais de seis planetas se alinham simultaneamente. Esse será o caso nesta sexta-feira (28), quando sete planetas estarão visíveis em uma linha reta no céu, um evento que não se repetirá até 2492.

VEJA MAIS:

Grande alinhamento planetário

Os planetas do sistema solar seguem órbitas elípticas ao redor do Sol, movendo-se a diferentes velocidades. De tempos em tempos, esses corpos celestes se alinham visualmente da Terra, criando um espetáculo único. Em fevereiro de 2025, os planetas mais próximos da Terra, como Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter, estarão visíveis a olho nu. O uso de telescópios pequenos pode proporcionar uma visão mais detalhada. Urano e Netuno também farão parte desse alinhamento, mas devido à distância, serão mais difíceis de observar. Já Saturno, devido à sua posição em relação ao Sol, será o mais difícil de ser visto.

Fumep promove observação

A Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep) promove hoje (28), no seu campus, a partir das 19h, uma noite de observação astronômica em evento aberto ao público. O campus da Fumep está localizado na avenida. Monsenhor Martinho Salgot, nº 560, no bairro Areão.

Os coordenadores do evento, os astrônomos convidados Jônatas A. Suzuki e Natanael Marcio Itepan, lembram que na data haverá um alinhamento de planetas, quando vários deles poderão ser observados enfileirados em linha reta enquanto orbitam o Sol. "Após o escurecer poderemos observar a Lua e os planetas Vênus, Júpiter e Marte. A Lua atrapalhará um pouco a observação de nebulosas como a Grande Nuvem de Órion, mas poderemos observar outros objetos como aglomerados de estrelas, tais como as Plêiades, além de outros na Via Láctea", disse Suzuki.

A observação será feita por telescópios cedidos por Itepan e outros astrônomos amadores que comparecerem ao evento. "Se o céu estiver com poucas nuvens na sexta-feira, também poderemos observar os planetas Mercúrio e Saturno perto do horizonte", frisou.

O diretor-executivo da Fumep, Renato de Albuquerque Ferreira, lembrou que além da comunidade acadêmica, a noite de observação astronômica deverá ser acompanhada por vários visitantes. "É a primeira vez que abrimos o nosso campus para este tipo de atividade. A expectativa é que recebamos um bom público nesta sexta-feira", destacou Ferreira.