Em um bairro, cavalos comem lixo doméstico. Em outro, vacas pastam em um terreno ao lado de escola. Em avenidas de um terceiro bairro, uma verdadeira boiada desfila. Tudo isso em Franca. Os flagrantes são feitos por moradores da cidade entre essa quarta-feira, 12, e hoje, quinta-feira, 13. A Prefeitura pede que os moradores denunciem os casos de animais de grande porte nas vias da cidade à Guarda Civil Municipal.
Os flagrantes foram registrados por moradores do Jardim Palermo, Residencial Meireles, na zona oeste de Franca, e Jardim Brasilândia, na região leste.
No Brasilândia, em um terreno ao lado de uma escola municipal, quatro vacas foram filmadas pastando tranquilamente. Já no Palermo, câmeras de segurança flagraram três cavalos comendo lixo em frente às residências. No outro, quatro vacas "pastando" em um terreno ao lado de uma escola municipal.
Jacqueline de Morais Andrade, 43, residente na avenida José Ariovaldo Mambrini, localizada no Residencial Palermo, diz que são vários cavalos todos os dias andando pelas ruas. Afirma que ninguém faz nada a respeito. “Eles ficam nas portas das casas, comem todo o nosso lixo. Parece que a pessoa os solta bem no dia em que passa o lixeiro. Aí fica essa bagunça aqui na rua, fora o perigo de causar algum acidente”, disse.
Nas imagens das câmeras de segurança, é possível ver três cavalos no meio da rua, revirando o lixo, atrás de algo para comer. Jacqueline reforça que vizinhos já fizeram inúmeras denúncias sobre o caso, mas nenhuma medida foi adotada. "Já denunciamos para a Vigilância Sanitária várias vezes, eles nem passam aqui, alguém tem que fazer alguma coisa, os animais não tem culpa, mas a gente não aguenta mais isso, os donos tem que ser multados", reforça Jacqueline.
Na mesma região, na avenida Nelson Nogueira, entre o Palermo e o Meireles, uma verdadeira boiada com cerca de 20 vacas foi filmada nessa quarta-feira, 12. Segundo a moradora que fez o vídeo, os animais continuavam no local nesta quinta; desta vez, acompanhadas por cavalos. Em outro flagrante, também filmado por ela, cavalos estão soltos na avenida Geralda Rocha Silva.
Outro caso de animais de grande porte soltos pela cidade foi flagrado na tarde dessa quarta-feira, 12, na avenida Major Elias Mota, região leste de Franca. Quatro vacas foram avistadas comendo o mato de um terreno ao lado da Escola Municipal "César Augusto de Oliveira".
"A pessoa que solta esses animais aqui tinha que ser punida. A qualquer hora teremos um acidente. Esses animais soltos são um perigo", alerta Marno Silva, morador da região.
A Guarda Municipal recebeu a denúncia e disse que enviaria uma equipe para fazer o recolhimento dos animais.
De acordo com o chefe da Seção de Conservação do Meio Ambiente e responsável pelo Canil Municipal, Eduardo Garcia, a responsabilidade pelos animais é dos proprietários e, em casos de animais de grande porte soltos em vias públicas, a denúncia deve ser feita aos telefones (16) 3703-9389, (16) 3724-1033 ou 153.