25 de dezembro de 2025
AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vereador diz que Centro Pop é ‘bonito no papel’ e não funciona

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Pedro Baccelli/GCN
Vereadores Fransérgio Garcia e Marília Martins conversando durante sessão ordinária da Câmara Municipal

O vereador Fransérgio Garcia (PL) anunciou, nesta terça-feira, 11, durante a sessão da Câmara Municipal de Franca, a realização de uma assembleia pública para discutir a situação dos moradores de rua. Ele explicou que o objetivo não é “apontar culpados”, mas criticou o Centro Pop. “No papel, é muito bonito. A essência do projeto é muito boa. Só que ele não funciona.”

O vereador disse que os benefícios oferecidos pelo equipamento público atraem pessoas de fora para a cidade. “Eles ficam sabendo que com esse programa vão chegar aqui, vão ter um lugar para tomarem banho, se alimentarem...”.

Fransérgio defende a existência de políticas públicas que atendam moradores de rua, mas questiona os moldes atuais e afirma que o problema se alastra pela cidade. “O Centro da cidade, a Estação e todos os bairros estão sendo afetados por essa invasão de pessoas em situação de rua”.

A vereadora Marília Martins (PSol) informou que uma audiência pública para debater o tema foi realizada em 24 de abril de 2023, e que vai requerer à Prefeitura de Franca informações com as decisões tomadas e documentadas nesse encontro. “Foi uma audiência muito inflamada, mas foram pontuadas várias questões e critérios necessários para o cuidado dessas pessoas e a resolução desse problema”.

Segundo o vereador, o convite para participar da assembleia pública foi feito à Prefeitura de Franca, à Secretaria Municipal de Ação Social, à Polícia Civil, à Polícia Militar, ao Ministério Público e a entidades envolvidas na causa.

O encontro para discutir propostas para o tema será realizado na quarta-feira, 26 de fevereiro, a partir das 18h30, no Plenário da Câmara Municipal de Franca. O espaço, que está em obras, tem previsão de entrega para 25 de fevereiro.