26 de dezembro de 2025
EM FRANCA

Idosa de 94 anos aguarda há três dias por vaga em hospital

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Reprodução
Paciente Ana Maria de Jesus Penha no pronto-socorro

Ana Maria de Jesus Penha, de 94 anos, está internada provisoriamente no Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz", em Franca, desde a última terça-feira, 4, enquanto aguarda vaga para ser transferida para um hospital público.

A idosa sofreu uma queda no banheiro de sua casa, fraturando três costelas. Ela foi levada ao pronto-socorro e permanece internada desde então. A família ainda aguarda o diagnóstico para uma possível cirurgia.

“Essa situação é desumana. Minha avó tem 94 anos e está todo esse tempo aguardando em um hospital... Não está certo! Isso só piora a situação. Ela está com muitas dores e falta de ar, e não nos dão nenhuma previsão de data para a transferência", disse a neta Lawane Calixto. A familiar complementa: "É angustiante. Para piorar, aqui no PS não há especialista para a situação dela, só na Santa Casa".

Posição

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a paciente está sendo acompanhada pelas equipes médicas e de enfermagem no pronto-socorro. Após acolhimento e avaliação, foi indicada a continuidade da investigação diagnóstica em ambiente hospitalar.

Ana Maria foi inserida no Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), antiga CROSS, órgão de gestão estadual que gerencia o acesso aos leitos nos hospitais da região conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde), e aguarda a liberação de vaga pela Secretaria Estadual de Saúde.