O aumento da população em situação de rua em Franca tem gerado crescente preocupação na comunidade. A problemática, que já altera visivelmente o cenário urbano, tem levado essas pessoas a ocupar diversos pontos da cidade, incluindo um número significativo de pontes. A Avenida Alonso y Alonso, por exemplo, transformou-se em um "condomínio" a céu aberto, onde pessoas montam suas moradias, tomam banho, preparam suas refeições e, por vezes, fazem suas necessidades básicas em locais públicos.
Essas pessoas buscam lugares que ofereçam alguma proteção contra a chuva e o frio, além de prezarem pela privacidade. Por isso, os espaços sob as pontes se tornam os refúgios mais procurados para esse tipo de abrigo.
Nas pontes sobre o córrego Cubatão, uma das áreas mais movimentadas de Franca, a presença de pessoas em situação de rua é constante. Nesses locais, há grande quantidade de objetos acumulados, como recicláveis, roupas, sapatos e muito lixo espalhados pelo chão.
Na ponte próxima ao Sesc, uma pessoa sabidamente ali vive há muito tempo. A proprietária de um restaurante localizado em frente, relatou que se trata de um homem que atualmente é visto sozinho, mas antes tinha a companhia de uma mulher. "Ele aparece esporadicamente. Nunca dá para saber ao certo quando estará aqui. Ele vem pegar o almoço e já vai embora", contou.
Em outra ponte, no sentido do shopping e próximo ao McDonald's, a reportagem observou um homem atravessando o córrego pelo cano de esgoto, sem nenhum tipo de proteção. Ele se escondeu com seus pertences no local, que estava repleto de cobertores, caixas e roupas. Quando abordado, se escondeu e não respondeu.
A Prefeitura de Franca foi questionada sobre as medidas que estão sendo tomadas para reduzir o número de pessoas em situação de rua nesses e em outros locais públicos, bem como o apoio oferecido a elas.
Em resposta, a Secretaria de Ação Social informou que essas pessoas são acompanhadas constantemente pelo serviço de Abordagem Social. O objetivo é identificar suas necessidades, garantir o acesso à documentação e fornecer encaminhamentos para seus municípios de origem, abrigos institucionais e outros serviços conforme as demandas apresentadas.