20 de dezembro de 2025
FRITADA FRANCA

Vereador critica piadas de Léo Lins sobre Franca: 'repúdio'

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Reprodução/Câmara Municipal de Franca
Vereador Marco Garcia discursando durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Franca

O vídeo com piadas sobre Franca, gravado por Léo Lins, que tem show marcado na cidade nesta sexta-feira, 31, repercutiu na Câmara Municipal. Durante a sessão ordinária de terça-feira, 28, o vereador Marco Garcia (PP) repudiou as falas do humorista e disparou: “Por mim, ninguém iria assistir essa apresentação”.

Garcia iniciou seu discurso afirmando que Léo Lins foi infeliz ao fazer o vídeo. “Senti-me ofendido. Quem recebeu esse vídeo sabe o quanto ele está desfazendo da nossa cidade. Fica aqui o meu repúdio a esse humorista”.

O parlamentar, ainda durante o discurso, disse que nem se lembra do nome do humorista que caçoou da cidade. Em seguida, uma pessoa no auditório gritou: “Léo Lins”. “Acho que para poder ganhar o dinheiro dos francanos, faça suas anedotas e piadas, mas respeite a cidade”.

Natural de Aguaí, Marco Garcia se autodenomina “francano por adoção”. O parlamentar será homenageado com o título de Cidadão Francano, projeto de autoria do vereador Zezinho Cabelereiro (PSD), com data a definir. “Franca é a cidade que me acolheu. Aqui construí família, tenho filhos, negócios. Portanto, mexeu comigo em razão de nossa cidade”.

O vídeo de Léo Lins sobre Franca alcançou 100 mil visualizações no Instagram.

O que falou Léo Lins?

A polêmica surgiu durante a divulgação de sua turnê Peste Branca. Léo Lins, conhecido pelo seu humor ácido, elenca e satiriza problemas nas cidades onde realizará shows. Com o título Fritada Franca, o vídeo aborda a ligação do município com o basquete, além de citar as “frequentes” quedas de carros em córregos. “Lá é famoso o basquete. O que é acertar uma bola na cesta para quem acerta carro no rio?”.

Franca foi considerada a segunda melhor cidade para se viver no Brasil, segundo pesquisa da revista Veja. Para Léo Lins, essa qualidade atrai moradores de rua. “A cidade está entre as melhores para se morar no Brasil e é por isso que tantos mendigos escolhem morar lá. É tanto mendigo que, quem tem casa, sofre bullying. É tão moda ser mendigo que os estudantes da Unesp estão sempre andando igual a um”.

Nem os shoppings da cidade escaparam das ironias do comediante. “O shopping é tão pequeno que até cadeirante consegue dar uma volta andando. Fora o Shopping do Calçado, que tem três lojas e por ele passam dez pessoas por ano”.

A apresentação de stand-up de Léo Lins em Franca, que inicialmente seria em dezembro do ano passado, foi cancelada devido a “problemas de produção”. O evento foi reagendado para esta sexta-feira, em um hotel da cidade.

Leia mais:
Humorista 'detona' Franca para promover show: 'moda ser mendigo'