25 de dezembro de 2025
EM FRANCA

Vereadores usam urgência para criar 15 novos cargos de assessores

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Reprodução/Câmara Municipal de Franca
Sessão da Câmara Municipal de Franca, nesta terça-feira, no auditório do Uni-Facef

A Câmara Municipal de Franca aprovou, em regime de urgência, o projeto de resolução que prevê a ampliação de 15 para 30 cargos de assessores comissionados, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 28, realizada no auditório do Uni-Facef (Centro Universitário Municipal de Franca). O texto passará por uma segunda votação, prevista para a próxima terça-feira, 4, para entrar em vigor.

Dez vereadores votaram favoravelmente para que o projeto entrasse, nesta terça-feira, 28, em votação em regime de urgência. Apenas quatro vereadores foram contrários à tramitação expressa: Kaká (Republicanos), Marco Garcia (PP), Marília Martins (PSOL) e Walker Bombeiro das Libras (PL) se opuseram ao pedido de votação da matéria na sessão desta terça-feira.

Com a urgência assegurada, o projeto foi aprovado com 12 votos favoráveis. Kaká e Marco Garcia, que havia adiantado sua posição ao Portal GCN/Rede Sampi no período da manhã, foram os únicos que votaram contra a criação de novos assessores.

Votaram a favor da ampliação de 15 para 30 cargos de assessores os vereadores Andréa Silva (Republicanos), Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Claudinei da Rocha (MDB), Donizete da Farmácia (MDB), Gilson Pelizaro (PT), Kaká (Republicanos), Leandro O Patriota (PL), Lindsay Cardoso (PP), Marcelo Tidy (MDB), Marília Martins, Walker Bombeiro das Libras e Zezinho Cabeleireiro (PSD).

O projeto aumenta o número de assessores pessoais de livre nomeação por cada vereador. Isso significa que cada um dos 15 vereadores de Franca poderá escolher duas pessoas para ajudar no trabalho, além de já contar com um servidor de carreira como analista legislativo.

“Eles viram a necessidade de ampliar esse quadro de funcionários comissionados aqui na Câmara Municipal e acreditamos que a próxima votação será tranquila, no sentido de ser aprovada, porque, se você pega uma Câmara Municipal como a de Franca, que atende quase 400 mil habitantes, e a nossa, com uma Câmara enxuta de apenas 15 vereadores, fazendo uma média per capita por vereador, dá quase 25 mil habitantes por vereador”, justificou o presidente, o vereador Daniel Bassi (PSD).

“Isso não é luxo algum. Estamos ampliando a estrutura de pessoal da Câmara Municipal para atender melhor ao público. Então, mostramos essa necessidade, demonstramos a legalidade tanto na parte jurídica quanto na parte fiscal, e fizemos todos os procedimentos corretos, além de dar a devida publicidade ao projeto”, completou.

De acordo com a assessoria de Daniel Bassi, caso o projeto seja aprovado, as nomeações para os cargos só poderão ser realizadas a partir do dia 23 de junho.

O projeto passará pela segunda votação na próxima sessão da Câmara Municipal de Franca, marcada para a próxima terça-feira, dia 4 de fevereiro.