10 de janeiro de 2025
CHUVA

Chuvas alagam Ubatuba e tem risco de deslizamentos

Por Leandro Vaz | Ubatuba
| Tempo de leitura: 1 min
Da redação
Reprodução
Rua alagada em Ubatuba

Ubatuba registrou altos índices pluviométricos desde a tarde da última quarta-feira (8), com acumulados que ultrapassaram 100 mm em algumas áreas nas últimas 24 horas. A região norte do município foi a mais afetada, com ocorrências de alagamentos e quedas de árvores. Apesar disso, não há registros de desabrigados ou desalojados, segundo a Defesa Civil.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Os bairros mais atingidos foram Folha Seca, Ubatumirim, Estaleiro, Puruba, Fazenda, Camburi, Taquaral, Casanga e Vila Rolim, onde equipes da Defesa Civil atuaram para atender as ocorrências.

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) emitiu um alerta sobre o agravamento do risco de movimentos de massa devido à continuidade da chuva, prevista para se estender com intensidade moderada a forte até sexta-feira (10). A precipitação acumulada já fragiliza morros e encostas, aumentando a possibilidade de deslizamentos.

A Defesa Civil de Ubatuba orienta os moradores de áreas de risco a estarem atentos a sinais como rachaduras em paredes, portas e janelas emperradas, além de postes e árvores inclinados. Em caso de enxurradas ou inundações, a recomendação é não tentar atravessá-las, pois a força da água pode ser fatal.

Rodovia
A CCR RioSP, concessionária responsável pela BR-101, informou que monitora constantemente as condições climáticas e a rodovia, devido aos altos acumulados de chuva. A empresa alertou para a possibilidade de interdições temporárias visando garantir a segurança dos motoristas.

A Defesa Civil também reforçou a necessidade de cautela ao dirigir, recomendando a redução de velocidade, aumento da distância entre veículos e atenção redobrada em áreas de risco.

Acumulados de chuva nas últimas 72 horas:

Itamambuca: 209,82 mm
Ubatumirim: 161,12 mm
Almada: 122,51 mm
Tenório: 116,5 mm
Parque dos Ministérios: 104,8 mm
Lagoinha: 98,38 mm
Perequê-Açu: 78,8 mm