O primeiro dia de 2025 foi marcado pela posse de prefeitos interinos em Bocaina e Reginópolis. Nas duas cidades, os presidentes das Câmaras eleitos nesta quarta-feira (1) assumirão o Executivo até que haja decisão da Justiça Eleitoral definitiva em relação aos registros dos candidatos mais votados no pleito de outubro de 2024 ou até que sejam convocadas novas eleições municipais.
Nos dois municípios, os candidatos mais votados - Moacir Donizete Gimenes (Republicanos), o Zete, em Bocaina, e Ronaldo Correa (Podemos), em Reginópolis - não foram declarados eleitos por terem disputado na condição de "indeferido com recurso" e não terem conseguido reverter a situação até o fim de 2024.
Em Bocaina (69 quilômetros de Bauru), Caio Augusto Crepaldi (MDB), eleito presidente da Câmara após uma votação bastante conturbada, é o prefeito interino. O vice-presidente, Jonas Marques de Freitas (PL), assume o Legislativo. "Sei que não serão dias fáceis", disse Crepaldi em sua posse. "Por isso conto com a contribuição, o apoio e a paciência principalmente de todos os funcionários públicos e munícipes".
Em Reginópolis (70 quilômetros de Bauru), Jefferson Augusto Rodrigues Buava (PL), o Jefinho Barbeiro, foi eleito presidente da Câmara e assumiu a prefeitura da cidade de forma interina. O vice-presidente eleito Leonardo Barboza (Podemos) irá comandar interinamente o Legislativo Municipal com a mudança.
"A administração municipal segue comprometida em dar continuidade aos projetos em andamento e atender às demandas da população com transparência e dedicação", postou, na página oficial do Executivo no Facebook.
POSSE NA REGIÃO
Além da posse dos novos prefeitos, vices e vereadores eleitos para o mandato 2025/2028, o primeiro dia do ano foi marcado pela eleição das novas Mesas Diretoras das Câmaras Municipais.
Em Jaú, a chapa 1 venceu a disputa para o biênio 2025-2026 com Jefferson Vieira na presidência; Rafaela Hernandez na vice-presidência; Magesto como 1º secretário e João Pacheco como 2º secretário.
Em Agudos, após votação conturbada, com um voto de diferença, Joster Melo (Republicanos) foi eleito presidente para o biênio 2025-2026, com José Breve vice, Thais THZ 1ª secretária e Dr. Billy 2º secretário.
Em Botucatu, Antonio Carlos Vaz de Almeida (MDB), o Cula, foi eleito presidente, com o vice-presidente Welinton Rodrigo de Souza (MDB) o Welinton Japa, 1ª secretária Erika da Liga do Bem (PSD) e 2º secretário Lelo Pagani (PSDB).
Em Lençóis Paulista, os eleitos para o biênio 2025-2028 foram Chico Naves (presidente), Papa Gois (vice), Diego Doni (1º secretário) e Val Silva (2ª secretária).
Em Piratininga, Wander Luis Rodriges foi eleito presidente. Ele terá como vice Ricardo Silva, como 1º secretário Adelino Mateus dos Santos Collaço e como 2ª secretária Flávia Jerônimo Capóssoli.
Em Avaí, por 8 votos a 1, Elias Júnior (PSD) foi eleito presidente ao lado de João Barbosa (PSD) na vice-presidência; Caíque Galante (PSD) como 1º secretário e Tito Terena (PSD), cacique da Aldeia Kopenoti, como 2º secretário.
Em Iacanga, a nova Mesa Diretora tem Carlos Francisco Abdala Junior (presidente), Terezinha Aparecida de Campos (vice), Bruno Borba Ciriaco (1º secretário) e Leonel Roma (2º secretário).