27 de dezembro de 2024
TRAGÉDIA AÉREA

Colisão com pássaros pode ter derrubado avião feito pela Embraer

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Parte do avião que caiu no Cazaquistão

O avião da Azerbaijan Airlines com 67 pessoas a bordo que caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25), pode ter colidido com pássaros antes da queda, obrigando o piloto a tentar um pouso forçado.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A informação é do órgão regulador de aviação da Rússia que disse, em comunicado, que informações preliminares apontam que o piloto decidiu fazer um pouso de emergência após uma colisão com pássaros.

“Preliminarmente: após uma colisão com pássaros, devido a uma emergência a bordo, o comandante decidiu ir para um aeródromo alternativo, e Aktau foi escolhido”, afirmou o órgão, no Telegram.

As autoridades do Cazaquistão informaram que uma comissão governamental foi criada para investigar o ocorrido, e que seus membros foram designados para voar até o local e garantir que as famílias das vítimas e dos feridos recebam apoio. O Cazaquistão afirmou que cooperaria com o Azerbaijão na investigação.

O avião foi fabricado pela Embraer. Trata-se de avião comercial Embraer 190 que levava 62 passageiros e 5 tripulantes. O avião, operado pela Azerbaijan Airlines, pegou fogo ao tentar fazer um pouso de emergência nas proximidades da cidade de Aktau.

Rota.

O voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines partiu de Baku, a capital do Azerbaijão, e tinha como destino a cidade de Grozny, na Rússia. A aeronave levava cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão, informou a agência de notícias russa Interfax.

Dezenas de pessoas morreram no acidente. Autoridades do Azerbaijão, de onde o voo partiu, dizem que há pelo menos 30 sobreviventes – 22 deles foram levados ao hospital, disse o Ministério de Emergências cazaque.

Um vídeo cuja autenticidade foi verificada pela agência de notícias Reuters mostra o avião, que está em alta velocidade, indo em direção ao solo com o trem de pouso abaixado. Segundos depois da tentativa de pouso, uma enorme bola de fogo irrompe.

A companhia aérea disse que o avião "fez um pouso de emergência" a cerca de 3 km de Aktau. Ele decolou de Baku às 00:55 (horário de Brasília) na quarta-feira (25) e caiu por volta das 3:28, de acordo com dados disponíveis no site de rastreamento de voos Flightradar24.

O governo iniciou uma investigação sobre a causa do acidente. A Embraer disse à BBC que está "pronta para auxiliar as autoridades relevantes".