20 de dezembro de 2024
POLÍTICA

Dário Saadi é diplomado prefeito reeleito de Campinas

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Com o diploma oficial em mãos, Dário e Wandão estão aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2025, às 10h, no Plenário da Câmara Municipal.

O prefeito reeleito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), e o vice-prefeito Wanderley de Almeida (PSB), o Wandão, foram diplomados na tarde desta quinta-feira (19) em cerimônia realizada na Cidade Judiciária, presidida pelo juiz Luiz Antônio Alves Torrano, da 33ª Zona Eleitoral. A solenidade oficializa os eleitos para o mandato 2025-2028.

Durante a cerimônia, Dário Saadi destacou a importância do respaldo da Justiça Eleitoral e ressaltou a responsabilidade em ser prefeito de Campinas. Todos nós aqui passamos pelo crivo e pela escolha da população. E sobre nós recai uma responsabilidade maior de trabalhar, de discutir e de buscar soluções para os principais problemas da cidade que a gente tanto ama. Sigo aqui no compromisso de tornar essa cidade referência não só em economia, não só em tecnologia e inovação, mas referência de igualdade, referência de atendimento à criança, ao idoso e atendimento à toda população, principalmente à mais vulnerável", afirmou.

Com o diploma oficial em mãos, Dário e Wandão estão aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2025, às 10h, no Plenário da Câmara Municipal. O próximo mandato deve priorizar projetos estratégicos para o desenvolvimento de Campinas e dar continuidade às ações em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Cassação revertida

A diplomação ocorre dois dias após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) acatar o recurso da coligação e derrubar a sentença de primeira instância que havia cassado a candidatura de Dário e Wandão durante o período eleitoral. A acusação, que apontava suposto abuso de poder político pelo uso de vídeos gravados em unidades públicas para campanha, foi desqualificada pelo colegiado do TRE, que seguiu o entendimento do Ministério Público Eleitoral (MPE).

O julgamento em segunda instância concluiu que os vídeos não tiveram impacto significativo na decisão dos eleitores, substituindo a cassação por multas de R$ 15.961,50 para Dário e R$ 5.320,50 para Wandão. Com isso, ficou mantida a vitória da chapa no primeiro turno, com 66,7% dos votos válidos.

Continuidade administrativa

A diplomação também certificou os 33 vereadores eleitos para a próxima legislatura, reforçando a representatividade do Legislativo municipal. O evento marcou o desfecho de um ciclo eleitoral marcado por disputas judiciais, agora superadas pela decisão final do TRE.