Franca não é a única cidade do interior paulista a voltar ao radar das companhias aéreas. Os aeroportos de Araraquara e Barretos também receberam o retorno dos voos comerciais, todos com destino a Viracopos, em Campinas.
A retomada dos voos comerciais começou em Araraquara. A viagem inaugural da companhia Azul Linhas Aéreas entre os aeroportos de Viracopos e "Bartholomeu de Gusmão", em Araraquara, ocorreu no dia 14 de outubro.
"É um dia marcante para a aviação paulista. Estamos trazendo novamente a conectividade aérea para a região central, por Araraquara, e isso se traduz em um novo tempo de desenvolvimento", afirmou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
São dois voos diários, com tempo estimado de 1 hora e 5 minutos de viagem. O avião parte de Viracopos às 11h25 e 15h50, e a decolagem de Araraquara rumo a Campinas acontece às 12h55 e 17h20. A aeronave utilizada é o modelo ATR-72, com capacidade para 74 passageiros.
Na sequência, foi a vez de Franca. O voo inaugural saiu de Campinas às 9h44 e aterrissou no Aeroporto Estadual "Tenente Lund Presotto" às 11h33 desse sábado, 14. O evento contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) e do vice-presidente de Relações Institucionais da Azul, Fábio Campos.
"A partir do momento em que a gente estabelece a demanda, a gente vai fomentando-a; as pessoas vão percebendo que existe o voo. Obviamente, a demanda vai crescer naturalmente, e a gente vai poder colocar novas aeronaves e aeronaves de maior capacidade. Boa parte do transporte de carga hoje é feita em porões de aeronaves de passageiros, então você aproveita a viagem", afirmou o governador.
A rota entre as cidades será realizada duas vezes por semana: segundas-feiras e sextas-feiras. A decolagem em Campinas ocorre às 9h45, com chegada em Franca às 11h10. Já o retorno do "Lund Presotto" acontece às 12h20, com pouso em Viracopos às 13h45. A rota é operada pela aeronave Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros. As passagens custam a partir de R$ 302,37.
A lista se completou com a inauguração do voo no Aeroporto Estadual "Chafei Amsei", em Barretos, nessa terça-feira, 17.
Assim como Franca, Barretos terá voos em dois dias da semana: terças-feiras e sábados. A partida de Campinas ocorre às 10h15, com chegada às 11h50. O retorno do "Chafei Amsei" acontece às 12h55, com pouso às 14h30 em Viracopos.
Além de Araraquara, Barretos e Franca, o Estado de São Paulo conta com outros sete aeroportos regionais com voos comerciais regulares: Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Também estão em funcionamento Congonhas, Guarulhos e Viracopos.
A discussão sobre a retomada dos voos comerciais nos municípios paulistas ganhou força após o então governador João Doria (PSDB) anunciar, em fevereiro de 2019, a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 25% para 12% sobre o querosene de aviação. O projeto foi aprovado pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) em 25 de junho daquele ano.
O corte na alíquota era uma reivindicação antiga das companhias aéreas, já que o setor calculava que o preço do combustível representava cerca de 40% do custo operacional das empresas. “A redução do ICMS sobre o querosene aéreo é parte do nosso plano para incrementar o turismo em todo o Estado, gerando emprego e renda para o maior número de brasileiros”, disse Doria, na época.
As companhias, por sua vez, deveriam abrir novas rotas semanais e explorar municípios que ainda não contavam com voos. Em Franca, após 11 anos sem voos comerciais, as operações no "Tenente Lund Presotto" foram retomadas em outubro de 2019. No entanto, o serviço foi suspenso em março de 2020, devido à pandemia da covid-19.
O aeroporto foi a leilão em 15 de julho de 2019, como parte do programa de privatizações do Governo do Estado. Em janeiro de 2022, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou a suspensão do terminal devido à falta dos requisitos mínimos exigidos. Na época, o aeroporto estava sob a administração do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).
A concessão para a Rede Voa, atual responsável pelo aeroporto, foi oficializada em 5 de fevereiro de 2022. Desde então, a Voa afirmou ter investido mais de R$ 1,5 milhão na recuperação do terminal de passageiros, implementação de apoio à navegação aérea, correção da pista de pouso e instalação do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator), responsável por direcionar os pilotos.
A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) anunciou o retorno dos voos comerciais para março de 2024, prazo que não foi cumprido. Após inspeção dos equipamentos de segurança pela FAB (Força Aérea Brasileira) em 31 de outubro, as operações foram oficialmente retomadas em Franca no último sábado.