A Operação Direção Segura Integrada, realizada no último sábado, 14, abordou 674 veículos na Avenida das Seringueiras, em Franca, e resultou na autuação de 24 motoristas por infrações relacionadas ao consumo de álcool. O balanço incluiu 21 recusas ao teste do bafômetro e três flagrantes de condutores dirigindo sob influência de bebida alcoólica.
A ação foi promovida pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), em parceria com as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, e faz parte de uma iniciativa estadual para prevenir acidentes causados pela combinação de álcool e direção.
Dirigir sob efeito de álcool, quando o teste do etilômetro indica até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido, e recusar-se a realizar o teste do bafômetro são consideradas infrações gravíssimas. Ambas as infrações têm como penalidade multa de R$ 2.934,70 e abertura de processo para suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor da multa dobra, alcançando R$ 5.869,40.
Quando o índice de álcool no teste ultrapassa 0,34 mg por litro de ar expelido, o condutor comete crime de trânsito, com penas que incluem multa, suspensão da CNH e prisão de seis meses a três anos. Nesses casos, os motoristas são conduzidos ao distrito policial para a instauração de processo criminal.
Além de Franca, outras 13 cidades paulistas participaram da Operação Direção Segura Integrada na última semana, entre elas Araçatuba, Sertãozinho, São José dos Campos e São Paulo. No total, foram fiscalizados 9.465 veículos, resultando em 340 autuações por alcoolemia. Desse total, 318 condutores se recusaram a realizar o teste do bafômetro, 17 foram autuados por direção sob efeito de álcool e cinco flagrados em situação de crime de trânsito.
A operação reforça o compromisso das autoridades em garantir maior segurança nas vias públicas, reforçando a mensagem de tolerância zero com a mistura de álcool e direção.