O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e no mundo. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a patologia corresponde a 30% dos tumores malignos que são registrados anualmente no Brasil. Ainda de acordo com o Instituto, é considerado comum em pessoas com mais de 40 anos, causado devido à exposição excessiva aos raios solares.
Inseridos em um cenário em que grande parte dos trabalhadores contemplam essa faixa etária e, ainda, seguem uma rotina de trabalho de exposição solar, no mês de dezembro, o Serviço Social da Construção (Seconci-SP) dedica sua campanha de orientação à conscientização sobre o câncer de pele e aos cuidados preventivos à doença.
A Unidade de Bauru do Seconci-SP fará palestras nos canteiros de obras, durante o Diálogo Diário de Segurança (DDS), reforçando as principais orientações. As palestras acontecem durante todo o mês e podem ser agendadas pelo telefone: (14) 3570-1020.
O objetivo é enfatizar a importância das medidas preventivas. "O mês de dezembro marca a chegada do verão, meses com o aumento das temperaturas e a alta exposição aos raios solares. Por isso, a campanha de conscientização e prevenção do câncer de pele começa nesta época e deve ser seguida ao longo de todo o ano, principalmente durante a realização de atividades em ambientes externos", ressalta Rafael Oliveira, supervisor da Regional Bauru.
Segundo a pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, mais de 60% dos brasileiros não usam protetor solar em sua rotina diária. Adotar os cuidados de fotoproteção é fundamental para prevenção do câncer de pele e do envelhecimento cutâneo. "O uso do protetor solar precisa ser uma prioridade diária na rotina dos trabalhadores", afirma Rafael. O uso de chapéu, boné, óculos escuros reduzem o dano.