Durante missa na comunidade católica Canção Nova, em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, o padre Marcelo Rossi defendeu a canonização do fundador monsenhor Jonas Abib, que morreu aos 85 anos, em 12 de dezembro de 2022.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Rossi participou de celebração no acampamento católico Hosana Brasil, que é realizado em Cachoeira até domingo (15). Abib é o principal homenageado durante o evento. O sacerdote disse que a Igreja Católica deve reconhecer o fundador da Canção Nova como santo.
“Não posso deixar de lembrar os dois anos do falecimento do nosso querido padre Jonas. Guarda o que eu estou falando: não tardará, mas a Igreja vai reconhecer a santidade do nosso padre Jonas", afirmou Marcelo Rossi.
O sacerdote recordou a própria caminhada religiosa e disse que foi inspirado por Jonas Abib. "Minha vocação não digo que foi com ele, mas todo o meu caminhar como seminarista foi com o padre Jonas. É o meu pai espiritual", afirmou.
Abib fundou a Canção Nova em 1978, com a missão de evangelizar pelos meios de comunicação social. Hoje, a comunidade mobiliza milhares de pessoas em todo país e é reconhecida pelo Vaticano.
Canonização é o processo da Igreja Católica para que uma pessoa possa ser reconhecida como santa e venerada pelos católicos. O processo só é iniciado após a morte da pessoa e só pode ser aberto com autorização do Vaticano. A partir disso, um postulador é escolhido para levantar evidências de que a pessoa tem fama de santa.
Caso essa etapa seja aprovada, o religioso recebe o título de venerável e o procedimento passa para o próximo passo, que é a beatificação, que exige um milagre alcançado. Com o reconhecimento dessa etapa, a pessoa é considerada beata.
O último passo é a canonização. Para ser alcançada, é necessária a comprovação de um segundo milagre. A partir disso, a aprovação é feita pelo papa, que declara a pessoa como santa.
A 20ª edição do acampamento Hosana Brasil espera reunir 75 mil pessoas até domingo, quando o evento será encerrado. Além de Marcelo Rossi, outra atração é o sacerdote católico Frei Gilson, que celebrou a oração do Rosário na madrugada deste sábado (14).