Nas últimas semanas, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Pindamonhangaba tem tido destaque no atendimento a gestantes em trabalho de parto. Somente no último mês, a equipe foi acionada para três ocorrências desse tipo, demonstrando sua importância no cuidado à saúde materna e neonatal.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
A intervenção mais recente ocorreu na última quarta-feira (11), por volta das 18h, quando o Samu foi chamado para atender Vitória Livramento, de 22 anos, em trabalho de parto em sua residência, no bairro Maricá. Ao chegar, a equipe constatou que o bebê, Ravi Miguel, já havia nascido, mas apresentava sinais de gravidade.
Sob a coordenação do médico Leandro Ferreira, os profissionais iniciaram manobras de ressuscitação cardiopulmonar no recém-nascido. Após a aplicação dos procedimentos, Ravi começou a reagir positivamente, possibilitando o encaminhamento dele e da mãe ao Pronto-Socorro Gestante da Santa Casa de Misericórdia.
“Essas ocorrências são sempre registradas com muita emoção e é muito recompensante trabalhar para preservar a vida humana. No dia seguinte, visitamos o bebê e ficamos felizes ao ver que ele estava em ótimo estado de saúde, assim como sua mãe”, disse o médico.