O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) reafirmou que deverá manter quase todo o seu quadro de secretários, com apenas mudanças pontuais, se necessário. A declaração foi dada em entrevista à rádio Difusora nesta sexta-feira, 13, durante o programa A Hora é Essa!, comandado pelo jornalista Corrêa Neves Jr.
O chefe do Executivo, reeleito em outubro, chegou a sinalizar a intenção de realizar trocas em seu secretariado para “oxigenar” algumas áreas da Prefeitura. No entanto, o prefeito agora demonstra ter repensado essa questão ao avaliar os prós e contras de mudanças mais amplas.
Alexandre destacou ainda que não fez acordo político com nenhum partido durante a campanha e adiantou que oferecerá subsídio ao transporte público da cidade, cujo edital de licitação está previsto para janeiro de 2025.
“Eu tinha duas possibilidades: trocar todos os secretários e trazer gente com ideias novas. Fazendo isso, há prós e contras. Eu vou ter ideias novas, mas também colocarei gente que não tenha tanta experiência em um processo como esse", disse o prefeito.
"Eu perderia a possibilidade de ter a absoluta certeza de que esses secretários executam aquilo que nós planejamos. A outra possibilidade é ter essa oxigenação, trazendo gente de fora, não necessariamente como secretário, mas para trabalhar conosco e trazer ideias novas”, prosseguiu.
O prefeito disse que encontrou resistência de alguns funcionários em algumas áreas em relação às mudanças, mas que está abrindo espaço para as pessoas darem ideias e indicarem soluções em todas as áreas da administração. “Eu não gosto de trocar secretários porque acho que quebra um processo, mas já troquei lá atrás (na primeira administração). Por isso, a escolha foi muito criteriosa para que eu não precise fazer isso”.
Até agora, o prefeito anunciou a permanência de quatro secretários e a extinção da Feac (Fundação de Esporte, Arte e Cultura). Ele afirmou que vai nomear um secretário para a nova pasta que será criada, a Secretaria de Esporte e Cultura, e um gestor para a área de Cultura.
“Um secretário gestor puro e um gestor para a Cultura também”, adiantou Alexandre. Matheus Caetano, presidente da Feac, deverá ser o coordenador da área de esporte.
O prefeito disse também que não vai exonerar nenhum comissionado na virada do mandato. “Não vai exonerar, vai tocar normal, porque a gente tem algumas mudanças importantes no organograma. Vamos direto”.
Sobre a operação nesta semana em conjunto com as forças de segurança em uma área de ocupação, que vem servindo como ponto de tráfico nos fundos da Vila São Sebastião (Vila Pandolfo), Alexandre afirmou que vem agindo dentro do limite permitido.
“A área está em poder de um banco, resultado de uma ação financeira, e vamos colocar no inquérito policial esses proprietários. A minha ideia era passar um trator por cima, mas fui orientado pela própria Polícia Civil a não fazer, porque a Promotoria pode entender que lá é uma residência. Por outro lado, alguém pode entender que estamos limpando terreno particular com maquinário público”.
O prefeito foi questionado pelo jornalista sobre o processo de estudo e a licitação para o novo serviço de transporte público na cidade. Alexandre disse que a empresa está concluindo o estudo e que o edital deverá ser publicado em janeiro. “Provavelmente, será necessário colocar um subsídio para qualquer empresa que vier a vencer a licitação”.
Após uma entrevista de cerca de 50 minutos, Alexandre reafirmou que não fez acordo com partido nenhum para cargos na administração durante a campanha. “Se houve alguma interpretação errada, é deles. A minha está muito clara: eu não combinei cargo com ninguém, não prometi cargo para ninguém”.