Uma pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo) revelou a presença de 15 componentes químicos em diferentes concentrações no mar do Litoral Norte. Entre as substâncias encontradas em Ubatuba estão cocaína, cafeína e medicamentos variados, como analgésicos, anti-inflamatórios e remédios para pressão alta e colesterol.
O estudo, conduzido pela doutora em Ciências Luciana Frazão, do Instituto de Oceanografia, analisou amostras de água marítima. Segundo a pesquisa, a principal hipótese é de que essas substâncias tenham chegado ao oceano através do esgoto, por meio da urina e fezes humanas.
Os compostos foram detectados tanto na região costeira quanto em áreas de alto-mar. A pesquisadora destacou que as correntes costeiras podem ter transportado os contaminantes para longe de suas fontes originais.
“A distribuição espacial dos compostos sugere que a ‘advecção lateral’ pode levar contaminantes emergentes para regiões distantes. O risco ecológico avaliado indica impacto moderado a alto em processos como a fixação fotossintética de carbono”, explicou Luciana Frazão.
A descoberta alerta para os riscos ecológicos causados por substâncias químicas emergentes no ambiente marinho, destacando a necessidade de maior atenção ao tratamento de esgoto e à preservação das águas costeiras.