Após um mês da publicação pelo portal GCN/Sampi das reclamações de motoristas sobre árvores do canteiro central invadindo a avenida Alonso y Alonso, responsável por ligar a zona leste ao Centro de Franca, a sistuação continua a mesma, causando incômodo para quem passa pela região.
Os galhos das árvores localizadas ao lado do córrego Cubatão, entre o condomínio Franca Garden e o viaduto Dona Quita, invadem a via, obrigando os motoristas que seguem pela faixa da esquerda a invadirem a faixa da direita. Isso tem causado situações de risco, como quase acidentes, flagradas frequentemente por quem transita pelo local.
"Parece brincadeira, né? As faixas são estreitas, tem gente que acha que está em Interlagos. Aí, quando veem esses galhos invadindo a faixa, jogam o carro com tudo para o lado e ainda olham feio para quem reclama ou buzina. Além dos buracos, agora somos obrigados a suportar essa situação", afirma o motorista de aplicativo Eduardo Menezes de Souza, 37, morador no Jardim Paulistano.
Outra situação preocupante ocorre no cruzamento das avenidas Alonso y Alonso e Sete de Setembro. No semáforo desse trecho, uma árvore com galhos longos dificulta a visibilidade dos motoristas.
"Em horário de pico, aqui vira um verdadeiro inferno. Graças a Deus, as férias das faculdades estão chegando e, com isso, o fluxo de alunos diminui, deixando o trecho mais tranquilo. Mas confesso que já quase fui atropelada diversas vezes, mesmo com o semáforo verde para eu atravessar", relata Maria Clara Fagundes, 24, estagiária de contabilidade e moradora no bairro São José.
A professora Aparecida Rossi Fernandez, 43, especialista em educação especial, critica a conduta de motoristas e alerta sobre os perigos na região. "Isso é reflexo da falta de educação no trânsito. As pessoas não têm paciência, saem de casa correndo, e, no fim, quem paga somos nós, que só queremos chegar seguros em casa. Mas como fazer isso com vias remendadas e buracos por toda parte?"
Apesar dos problemas, Aparecida reforça a importância de preservar as árvores. "Precisamos cuidar do que chegou primeiro, que é o meio ambiente. Por isso, oriento que façam uma poda responsável e jamais considerem arrancar o pouco de verde que ainda resta nesta avenida", conclui.
Em nota, mais uma vez, depois de 30 dias da primeira promessa, a Secretaria de Meio Ambiente afirma que fará a poda das árvores na avenida Alonso y Alonso nos próximos dias.