Entre janeiro e outubro, a CPFL Paulista recuperou 2.386 MWh desviados ilegalmente na região de Araçatuba, o equivalente ao consumo anual de 1.185 residências. Nesse período, 1.404 instalações foram regularizadas, com destaque para Araçatuba (883 casos), Birigui (216) e Guararapes (76).
A concessionária, em parceria com as polícias Civil e Militar, tem intensificado ações contra fraudes e furtos de energia, como os populares "gatos", que são crimes previstos no Código Penal. Além de registrar boletins de ocorrência, a CPFL judicializa casos para cobrar retroativos e responsabilizar os infratores.
A empresa utiliza inteligência artificial para detectar irregularidades remotamente e evitar reincidências. Também investe na blindagem de medidores, que permite monitoramento em tempo real. Até outubro, cerca de 39 mil medições foram blindadas nas distribuidoras do grupo.
As práticas ilegais geram prejuízos à população, como riscos de acidentes, instabilidade no sistema elétrico e aumento na conta de energia, já que parte das perdas é repassada à tarifa. No total, a CPFL recuperou 63.436 MWh em sua área de concessão neste ano, suficiente para abastecer 31,5 mil residências.
Denúncias de irregularidades podem ser feitas anonimamente pelo app “CPFL Energia” ou no site www.cpfl.com.br/fraude.