Uma operação realizada pela Polícia Civil, com apoio do Detran, desmantelou um esquema ilegal de fabricação de placas automotivas na cidade de Paulínia. A ação ocorreu nesta quarta-feira (4) e envolveu a fiscalização de duas empresas descredenciadas para a atividade. A investigação prendeu em um dos locais o homem apontado como o responsável pela fabricação clandestina.
Durante a operação, materiais utilizados na produção de placas automotivas padrão Mercosul foram encontrados em uma sala anexa à empresa de vistorias, na Avenida Brasília. O suspeito admitiu que acessava de forma irregular o sistema do Detran por meio de credenciais de outra empresa autorizada, localizada em Mauá. Além disso, ele afirmou que produzia as placas sob demanda com materiais adquiridos de forma clandestina.
Na emplacadora, na Rua Nações Unidas, foram constatadas irregularidades, mas não foram encontrados indícios de fabricação de placas no momento da fiscalização.
Entre os itens confiscados, estavam placas automotivas em branco, materiais para personalização e equipamentos utilizados no processo. O maquinário de prensa, devido ao peso, não pôde ser transportado. A investigação também identificou que algumas das placas eram fornecidas por empresas de São Bernardo do Campo e Campinas, ambas autorizadas pelo Detran, mas desviadas para o esquema ilegal.
O suspeito detido foi encaminhado à delegacia e confessou os crimes. Ele foi indiciado por adulteração de sinal identificador de veículo automotor e inserção de dados falsos em sistema de informações. A polícia instaurou inquérito e determinou a prisão em flagrante, sem possibilidade de fiança, devido à gravidade dos crimes.