27 de dezembro de 2024
OPINIÃO

Entrelinhas

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
JC Imagens

Pepino

A recente decisão que manda o Tribunal Regional Federal (TRF-3) reanalisar pontos da condenação da Cohab no âmbito da ação que aponta problemas no caso Vila Tecnológica (leia mais na página 3) pode virar um verdadeiro pepino para a empresa de economia mista, que já enfrenta duros problemas financeiros.

Extensão

O problema não é nem necessariamente eventuais novas reformas nas construções, medida em grande parte já superada, segundo o presidente Everson Demarchi, mas a possibilidade de que a suspensão das parcelas seja estendida a todos os mutuários que adquiriram residência no bairro.

Contexto

Isso porque parte deles desde então não pagou as prestações; outros, enquanto isso, já quitaram. Se a decisão do TRF for favorável ao Ministério Público Federal (MPF), estendendo a suspensão das parcelas, a Cohab pode ter de devolver recursos àqueles que já quitaram os imóveis.

Discussão

Decisão contrária - rejeitando a extensão do benefício - também não é lá tão agradável à empresa de economia mista, que terá neste caso de discutir internamente como se dará o pagamento daqueles que não quitaram os contratos. Isto é: haverá incidência de juro e correção monetária sobre o valor de 20 anos atrás? É o imbróglio sobre o qual a Cohab terá de se debruçar.

Holofotes

O empresário Rodrigo Mandaliti, presidente do MDB de Bauru, intensificou a presença nas redes sociais desde que admitiu ao podcast "PodPressTV", do jornalista Luiz Roberto Tizoco, que pode ser o candidato do MDB a deputado estadual em 2026. A legenda, como mostrou esta coluna, firmou acordo para ter apoio da prefeita Suéllen Rosim (PSD) à disputa à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em 2026.

Movimentação

O PDT de Bauru se reuniu na última terça-feira (26) para discutir os próximos passos da legenda no município ante a eleição do vereador da legenda Natalino da Pousada. Houve tomada de posição: a sigla se mantém na oposição ao governo Suéllen Rosim (PSD), mas salientou que será favorável àquilo que beneficiar a população.

Aspas

"O PDT tem luz própria, não voltará a ser como já esteve, a reboque de outros partidos e interesses individuais na cidade, estaremos alinhados com as diretrizes partidárias e estatutárias nacionais, em defesa das causas trabalhistas e da democracia", afirmou o presidente local da legenda, José Xaides.