22 de dezembro de 2024
RECEITA

Creme de shitake

Por Sonia Machiavelli | Especial para a Sampi
| Tempo de leitura: 2 min

Ingredientes 

O shitake é um cogumelo nativo do leste da Ásia, onde se desenvolve em raízes de árvores mortas. O nome é oriundo do léxico japonês shii (árvore parecida com o carvalho) e take (cogumelo). Olhando para ele, a impressão é mesmo a de uma miniatura de árvore com copa arredondada. No rol dos cogumelos mais consumidos no mundo, é bastante utilizado na culinária vegetariana e em pratos orientais. Dignas de nota são suas propriedades medicinais: ajuda a controlar a pressão arterial, reduz o colesterol, fortalece o sistema imunológico e inibe o desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.

No Brasil, o shitake se popularizou a partir dos anos 90. Antes, só era possível adquiri-lo para consumo sob a forma desidratada, importada e muito cara. A tecnologia do cultivo, que se desenvolveu muito nos últimos anos, baixou os preços. Hoje, bandejinhas de isopor com 200 gramas são encontradas a preços razoáveis nos varejões do Brasil durante todo o ano. Ficam ótimos quando misturados em saladas verdes, combinam bem com arroz arbóreo para compor risotos, fazem sopas e cremes saborosos para noites frescas. A foto mostra um creme que pode ser servido com pães ou acompanhar carnes. Anote como fazer.

Limpe os cogumelos com pano úmido e nunca os lave pois isso fará com que percam textura e gosto.  Depois, corte em fatias finas. Corte da mesma forma a cebola. Descasque e pique o alho. Derreta a manteiga numa panela de tamanho médio e junte os cogumelos, mexendo e deixando dourar por dez minutos. Ao fim desse prazo retire para uma tigelinha alguns deles para decorar a sopa. Agregue aos que ficaram na panela a cebola e o alho; refogue por dois minutos. Regue com o caldo de carne e tempere com sal, pimenta-do-reino (moída na hora) e noz-moscada (ralada na hora) a gosto. Assim que levantar fervura, baixe a chama e mantenha-a por mais cinco minutos. Transfira a mistura para o liquidificador e bata até ficar lisa. Volte-a para a panela, reúna o creme de leite, mexa e retorne ao fogo médio apenas para aquecer. Distribua em tigelinhas individuais, guarneça com os cogumelos reservados, decore com salsinha e coloque ao lado pão (de preferência italiano) tostado na hora.