O artista francano Gabriel Silva Felizardo, conhecido como Gabeu, foi homenageado na última quinta-feira, 21, com o Prêmio Inezita Barroso, um dos mais prestigiados reconhecimentos voltados à valorização da música sertaneja de raiz.
A honraria foi entregue pelo deputado estadual Guilherme Cortez (PSol) durante uma cerimônia que destacou personalidades comprometidas com a cultura brasileira. Ao receber o prêmio, Gabeu destacou a emoção de ser reconhecido por seu trabalho em prol da música sertaneja e agradeceu ao parlamentar pelo apoio constante à arte e à comunidade do interior.
Nas redes sociais, o artista compartilhou o momento e enfatizou sua trajetória. "Venho de Franca, no interior de São Paulo. Isso torna esse momento ainda mais especial", afirmou.
O prêmio também homenageia a cantora e apresentadora Inezita Barroso, reforçando a importância de preservar a tradição da música sertaneja de raiz. "Em homenagem à Inezita, precisei celebrar como ela gostaria, com um brinde em sua memória", brincou o francano, que prometeu continuar levando a cultura sertaneja a novos públicos.
Gabeu, filho do cantor Solimões, herdou o talento musical do pai, mas marca sua geração ao ser pioneiro do queernejo, um estilo que mistura música sertaneja com representatividade e vivências da comunidade LGBTQIA+. Com hits de sucesso, ele foi indicado ao Grammy Latino em 2022 com seu primeiro álbum, Agropoc.
Embora Gabeu tenha recebido a homenagem, as indicações para a 8ª edição do prêmio continuam abertas até o próximo sábado, dia 30. Artistas, movimentos culturais e instituições que fomentem a música caipira podem ser indicados e concorrer à premiação.
No ano passado, durante a 7ª edição do Prêmio Inezita Barroso, Gabeu foi indicado para representar Franca, assim como as Cavalhadas de Franca, em uma iniciativa da Comissão de Educação e Cultura da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).