As obras de revitalização do Calçadão da Batista de Carvalho, no Centro de Bauru, serão paralisadas no dia 6 de dezembro, seguindo o acordo firmado entre a prefeitura e os comerciantes da via. Conforme o JC noticiou em outubro deste ano, o Executivo prometeu aos lojistas que concluiria as reformas nas quadras 1 e 2 e paralisaria o trabalho antes das festas de fim de ano. O objetivo é evitar que os clientes deixem de transitar no local em um período considerado vital para o comércio.
No momento, a empresa contratada realiza a demolição da faixa central no quarteirão 2 do Calçadão. Em seguida, haverá o assentamento dos pisos intertravados. Todo o processo deve ser concluído até o dia 6 de dezembro, com a liberação completa para o tráfego de pedestres.
O prazo inicial, porém, era o dia 16 de novembro. A paralisação tardia não deve atrapalhar os planos dos comerciantes, que abrem a campanha de natal no dia 6 de dezembro.
A celeridade das obras está agradando os comerciantes, segundo apurou o JC com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bauru (CDL). Eles destacam que, para as reformas da quadra 2, a empresa começou pelas calçadas laterais, o que permite que os clientes continuem transitando pelo local. Funcionários de lojas ao redor da obra, porém, relatam uma diminuição do fluxo e incômodo com o barulho.
A revitalização de um dos principais eixos do comércio bauruense começou em fevereiro e a expectativa era que as sete quadras estivessem prontas em 14 meses, mas as obras emperraram logo na primeira. O cenário de abandono repelia os clientes para o desespero dos lojistas da quadra 1. O governo rompeu o contrato com a empresa responsável e a multou. A contratada, por sua vez, apontou erros nos no projeto executivo da obra, alguns inclusive admitidos pela Secretaria de Obras.
A Walp Construções e Comércio Ltda assumiu a revitalização em setembro.