19 de novembro de 2024
SAÚDE

Birigui recebe prêmio por trabalho na prevenção de sífilis e HIV

Por Carolina Marques | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Entre 645 municípios do Estado, Birigui foi um dos 200 premiados e esteve entre 13 municípios com mais de 100 mil habitantes a conquistar a dupla certificação

Birigui se destacou em 2023 pela redução de casos de sífilis congênita e eliminação da transmissão vertical de HIV, conquistando o Prêmio Luiza Matida. A premiação foi entregue na última terça-feira, 12, em São Paulo, durante a 9ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita.

O município foi um dos 13 com mais de 100 mil habitantes no Estado a receber a dupla certificação. Para a secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, o reconhecimento reflete o compromisso da cidade com a saúde preventiva e a assistência de qualidade às gestantes e parceiros.

“A conquista é fruto de um trabalho coletivo, focado no pré-natal, prevenção e diagnóstico precoce, garantindo a saúde de mães e bebês”, destacou Cássia.

A rede de saúde de Birigui realiza testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, além de distribuir preservativos e oferecer acompanhamento preventivo gratuito. A enfermeira Layane Nayara ressaltou a importância do tratamento adequado no pré-natal para evitar a transmissão de doenças.

“Esse prêmio nos motiva a ampliar os serviços e seguir fortalecendo o combate às ISTs com atendimento humanizado e eficaz”, finalizou a secretária.