19 de novembro de 2024
ACESSO À CULTURA

Prefeitura de Itupeva abre edital para apoiar projetos culturais

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
O edital visa fortalecer a Rede Municipal de Pontos de Cultura de Itupeva

A Prefeitura de Itupeva lançou o Edital de Chamamento Público nº 07/2024, que vai selecionar projetos culturais para a Rede Municipal de Pontos de Cultura. 

O objetivo é apoiar iniciativas que ampliem o acesso e o desenvolvimento da cultura no município, incentivando a realização de atividades culturais e artísticas que cheguem a toda a população.

O edital, vinculado à Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), visa fortalecer a Rede Municipal de Pontos de Cultura de Itupeva e apoiar iniciativas culturais que ampliem o acesso aos bens e serviços culturais. Ao todo, são R$ 128.352,30 de recursos do Governo Federal destinados ao município, para apoiar seis projetos, cada um recebendo R$ 21.392,05. 

As inscrições estarão abertas de 15 a 21 de novembro e podem ser feitas pelo site oficial da Prefeitura, em "Programação Cultural" (https://forms.gle/Y3HMkhwKLfAAjKcE6), ou diretamente na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura, que fica no complexo esportivo Dorival Raymundo, R. Profa. Deolinda Silveira de Camargo, 300 - Jardim São Vicente, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h.

Quem pode participar?

O edital contempla a seguinte categoria e número de vagas:

Além disso, o edital inclui cotas mínimas específicas para inclusão de:

O edital completo, com mais detalhes sobre as exigências e categorias de participação, está disponível no Diário Oficial Eletrônico do Município de Itupeva.

 Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 4591-1214.

O que é um Ponto de Cultura? 

Um Ponto de Cultura é uma organização ou grupo comunitário que realiza atividades culturais e artísticas com forte atuação em sua comunidade. Criado pela Política Nacional de Cultura Viva, esse programa busca apoiar iniciativas locais que promovam o acesso à cultura, principalmente em regiões onde há menos oferta de atividades culturais.

Esses Pontos de Cultura podem ser geridos por organizações como ONGs, associações e coletivos, e devem oferecer atividades abertas ao público de forma contínua. Um Ponto de Cultura é certificado pelo Ministério da Cultura e passa a integrar uma rede nacional que promove a diversidade cultural, a inclusão e o fortalecimento das identidades culturais brasileiras.