As vias de Franca enfrentam um antigo problema: buracos. Em diversas regiões da cidade, eles voltaram a surgir devido às fortes chuvas que seguem atingindo o município. A preocupação dos motoristas se transforma em receio de novos acidentes, envolvendo tanto veículos quanto pedestres.
Na Avenida Santa Cruz, uma das áreas mais afetadas, um buraco de grande proporção no sentido da escola Sesi Franca, na região Leste, está gerando transtornos. Motoristas são obrigados a invadir a faixa contrária para desviar, tentando evitar danos aos veículos. A situação provoca um aumento no barulho de frenagens e buzinaços, especialmente nos horários de pico.
“O fluxo piora quando é horário de pico. Hoje de manhã, por exemplo, uma picape quase bateu em um Kwid ao desviar desses buracos. Quando chove, a situação fica ainda pior. Recentemente, dois motoqueiros caíram nesses buracos”, relata José Carlos, 42 anos, frentista e morador do Aeroporto I.
Além desse ponto, outras vias como as avenidas Hugo Betarello, Adhemar de Barros, Dr. Hélio Palermo, Alonso y Alonso e Orlando Dompieri também são alvo de reclamações. Os mais afetados são aqueles que dependem do veículo para trabalhar, como motoristas de aplicativo e motoboys.
“É só chover que o tapa-buraco vai embora. Será que a prefeitura não vê isso? Além de deixar essas emendas no asfalto, o pior é que não tem como escapar. Toda Franca está cheia desses buracos”, reclama Amanda Teixeira, 29 anos, auxiliar de escritório e moradora do Jardim Brasilândia.
Em nota, a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) informou que está atuando com seis equipes diariamente para realizar serviços de tapa-buracos em ruas e avenidas da cidade. Mesmo durante o feriado, as equipes continuarão os trabalhos nesta sexta-feira, 15. A população pode colaborar indicando locais que precisam de reparos através do Tapezap, pelo número (16) 99999-8480, enviando o endereço completo e pontos de referência para facilitar a localização.