A Federação Paulista de Futebol definiu, nesta quarta-feira (13), em congresso técnico realizado no Estádio do Pacaembu, o modelo de disputa e as datas de início da 4ª Divisão do Paulistão 2025. A competição, assim como nos anos anteriores, será formada por 16 equipes e disputada em turno único, em 15 rodadas, com enfrentamento entre todos os times.
Os oito melhores da primeira fase se classificam ao mata-mata, que terá três fases: quartas de final, semifinal e final, com jogos em ida e volta, e em caso de igualdade nos placares, a equipe de melhor campanha leva vantagem.
Os dois finalistas conquistam o acesso para a Série A3 em 2026 e os dois últimos colocados caem para a 5ª Divisão.
Além do Paulista, os outros 15 times confirmados na Série A4 são: Araçatuba, Barretos, Colorado Caieiras, Inter de Bebedouro, Jabaquara, Joseense, Matonense, Nacional, Osasco Audax, Paulista, Penapolense, São Caetano, Grêmio São-Carlense, União Barbarense, Taquaritinga e Vocem de Assis.
A tabela completa com os jogos deve ser divulgada pela FPF na primeira semana de dezembro.
DATAS
O torneio começa em uma quarta-feira, dia 22 de janeiro, e a primeira fase termina em 23 de março. O mata-mata começa em 29 de março e a final será em 27 de abril.
A principal novidade da Série A4 é a possibilidade de disputar a Copa Paulista no segundo semestre do ano. A competição é muito visada pelos clubes que disputam os estaduais, pois o campeão escolhe participar da Série D do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil na temporada seguinte, enquanto o vice fica com a vaga restante.
Na temporada atual, todos os 16 times da Série A4 estavam aptos a disputar a Copa Paulista no segundo semestre deste ano. Para 2025, a FPF ainda vai publicar uma diretriz de quais serão as equipes com vaga na competição, porém, na prática, os clubes da Primeira Divisão (A1, A2, A3 e A4) podem disputar o torneio, com exceção dos que são rebaixados para a Bezinha.
Ao contrário do que aconteceu neste ano, o Paulista voltará a ter um calendário anual, já que disputará o estadual no primeiro semestre e a Copa Paulista no segundo.
A Copa Paulista, inclusive, traz ótimas memórias ao torcedor do Paulista, que viu o time ser campeão em três edições: 1999, 2010 e 2011.
Outra mudança da Série A4 em relação à 5ª Divisão é a permissão de ter até cinco atletas acima dos 23 anos relacionados para as partidas.