Franca amanheceu nesta quarta-feira, 13, com fortes chuvas, e a população deve redobrar os cuidados em áreas próximas a córregos e vias que apresentam risco de alagamento. A previsão é de que chova 12,2 milímetros ao longo do dia, com pancadas intensas em diferentes períodos.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as pancadas de chuva já eram esperadas desde a noite de terça-feira, 12, mas começaram apenas por volta das 6h10 desta quarta, com intensidade leve nas regiões leste e central. No entanto, a chuva se intensificou em minutos.
Muitos francanos, que seguiam para o trabalho ou escoal, foram pegos de surpresa. Na região central, alguns motociclistas buscaram abrigo embaixo do viaduto Dona Quita. Pedestres também enfrentaram dificuldades, e muitos, sem guarda-chuvas, se protegeram em comércios já abertos. Por volta das 6h30, os córregos Cubatão e dos Bagres ainda não apresentavam cheia, mas, após uma hora de chuva intensa, moradores que transitavam pela região afirmaram que o nível dos córregos havia subido consideravelmente.
"Passei pelo Jardim Francano, na região do córrego dos Bagres, e quase fiquei preso por lá. A água está descendo muito forte e, como sempre, alaga desde a área do call center até o CHB", relatou o motorista de aplicativo Rodrigo Chagas, de 39 anos.
De acordo com a Climatempo, a previsão é de que as chuvas continuem até sexta-feira, 15. As temperaturas devem variar entre 17°C e 26°C.