04 de janeiro de 2025
TRÂNSITO FRANCANO

Motoristas ignoram regras de trânsito e geram caos em Franca

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução/WhatsApp
Flagrante de motoristas imprudentes na avenida Carlos Roberto Hadade, no Aeroporto I, região Sul de Franca

Uma reclamação recorrente entre os moradores de Franca são as condições do trânsito da cidade. Além de citarem pontos que não julgam não possuírem uma engenharia adequada para suportar o fluxo em horários de pico, as condutas dos motoristas também são alvos de críticas de uma parcela da população.

Um exemplo foi registrado pela técnica em química Lidialis Varão, que seguia para o trabalho. Ao passar pela avenida Carlos Roberto Hadade, no Aeroporto I, região sul de Franca, ela flagrou motoristas transformando as vagas de estacionamento em uma faixa extra, de forma irregular. "Já vi carros atravessando terrenos baldios, vagas de estacionamento virando mais uma faixa de trânsito, carros quase colidindo. É muita infração de trânsito na região."

Em outros pontos da cidade, a situação se repete. Mostra disso aparece na rotatória entre as avenidas São Vicente e Cláudio da Cruz Ribeiro, no horário de pico, quando o alto fluxo de veículos causa congestionamentos, e para alguns motoristas, a pressa representa riscos à vida de outras pessoas.

Na avenida Vereador José Granzotte, próximo à rotatória da avenida Santa Cruz, o trânsito fica completamente travado no horário de pico, por volta das 17h. Diariamente, são registrados barulhos de frenagem ou buzinas, em situações que envolvem muitos carros e motos.

Na avenida Eliza Verzola Gosuen, a situação é a mesma durante o horário de pico, o que faz com que moradores de diversos bairros constantemente busquem atalhos ou rotas alternativas para conseguir sair ou voltar para suas casas com mais tranquilidade.

Por essas e outras, muitos francanos externam o desejo de vivenciar um trânsito melhor em toda e afirmam fazer o que podem para deixar a cidademelhor. "Sinto que deveria ter mais blitz e orientações no trânsito, são raros os motoristas que dão seta ou respeitam a sinalização. Também é raro sair de casa um dia sem buzinar para alguém", diz o motorista de aplicativo Leandro Henrique Martins, 34, morador do bairro Jardim Pulicano.

Até setembro deste ano, segundo o Infosiga-Detran, houve um aumento de 50% no número de vítimas fatais em acidentes graves em Franca, em comparação com o ano de 2023. Os motociclistas são as maiores vítimas, e os pedestres foram os que mais morreram. Em agosto deste ano, foram registradas seis mortes em acidentes graves.

Estudo técnico

A Prefeitura de Franca afirmou que vai estudar a implementação de novos semáforos nas vias da cidade, conforme a necessidade identificada por contagem veicular e análises técnicas. Segundo a administração, o interesse é melhorar o fluxo de veículos e a segurança dos pedestres. Além disso, a viabilidade das rotatórias está sendo avaliada, podendo ser mantidas ou substituídas por outros tipos de cruzamentos, dependendo das características das vias. Outra ação contempla melhorias na sinalização viária, com revitalizações em andamento nas principais vias e bairros de todas as regiões já citadas na reportagem. Ainda de acordo com a prefeitura, trechos mais críticos serão priorizados para a implantação de dispositivos adequados para as localizações a serem estudadas. A fiscalização do trânsito em Franca é feita em parceria com a Polícia Militar.