05 de novembro de 2024
DIVERSIDADE

Filmes destacam o pertencimento e resistência no Sesc Birigui

Por Maryla Buzati | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
'Filhas do vento', uma história de ancestralidade, recomeços e identidade

Neste mês de novembro, o Sesc Birigui convida o público a embarcar em uma jornada cinematográfica que une histórias marcantes de ancestralidade, resistência e pertencimento.  A programação apresenta filmes que abordam questões de identidade, raça e gênero, explorando narrativas que atravessam barreiras culturais e sociais que reforçam a importância da pluralidade no cinema brasileiro.

Começando a programação, nesta terça (5), às 19h30, tem "Filhas do vento", que narra a história de Cida (Taís Araújo) e Ju (Thalma de Freitas).

Em uma pequena cidade de Minas Gerais, as irmãs Cida (Taís Araújo) e Ju (Thalma de Freitas) têm objetivos distintos. Cida sonha em se tornar uma atriz famosa e acredita que, para isso, precisa deixar a cidade. Ju, por sua vez, só pensa em namorar. Quando Zé, o pai rigoroso, acusa Cida de se envolver com o namorado de Ju, ela parte para o Rio em busca de seu sonho. Quarenta anos depois, Cida retorna para o funeral de Zé, onde um reencontro inevitável acontece.

Confira os demais títulos da programação:

Madame Satã

Em 1932, no Rio de Janeiro, João Francisco (Lázaro Ramos), um artista transformista, sonha em se tornar um grande astro. Após sair da prisão, ele vive com Laurita, sua esposa e prostituta, além de outros personagens como Firmina, Tabu e Amador, no bar Danúbio Azul. João se transforma no mito Madame Satã, inspirado pelo filme de Cecil B. DeMille. Terça (12), às 19h30. Não recomendado para menores de 16 anos.

M8: Quando a morte socorre a vida

Maurício (Juan Paiva) acaba de ingressar em uma universidade de medicina e em sua primeira aula de anatomia, conhece M8, o cadáver que servirá de estudo para ele e os amigos. Durante o semestre, em uma jornada repleta de mistério e realidade, Maurício enfrenta suas angústias para desvendar a identidade desse rosto desconhecido. Terça (19), às 19h30. Não recomendado para menores de 14 anos.

Bixa Travesty

O corpo político de Linn da Quebrada, cantora transexual negra, é a força motriz deste documentário, que captura sua esfera pública e privada, ambas marcadas não apenas por sua presença de palco singular, mas também por sua luta incessante contra estereótipos de gênero, classe e raça. Terça (26), às 19h30. Não recomendado para menores de 16 anos.

Serviço

Filhas do vento
Dia 5/11. Terça, 19h30.
Teatro.
Grátis - Ingressos 1 hora antes.
Não recomendado para menores de 14 anos.

Madame Satã
Dia 12/11. Terça, 19h30.
Teatro.
Grátis - Ingressos 1 hora antes.
Não recomendado para menores de 16 anos.

M8: Quando a morte socorre a vida
Dia 19/11. Terça, 19h30.
Teatro.
Grátis - Ingressos 1 hora antes.
Não recomendado para menores de 14 anos.

Bixa Travesty
Dia 26/11. Terça, 19h30.
Teatro.
Grátis - Ingressos 1 hora antes.
Não recomendado para menores de 16 anos.