Não precisa andar muito pelas ruas e calçadões para encontrar lixos descartados irregularmente na região central. Para combater esse tipo de prática, a Prefeitura de Franca informou nesta segunda-feira, 4, que notificará proprietários de bares, restaurantes e demais pontos comerciais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os caminhões coletores passam no Centro e nos bairros três vezes por semana. "O que temos notado é que muitos comerciantes descartam os lixos orgânico e reciclável depois do horário da coleta. Com isso, esse material fica exposto por mais de 24 horas, causando desconforto para quem passa pelos locais", disse o chefe da pasta, Rui Engrácia Caluz.
O desconforto pode aumentar com cachorros que rasgam o saco e espalham os detritos pela rua ou com a força da chuva. "Muitos desses materiais também têm sido colocados em locais inadequados, como, por exemplo, na área central, onde o lixo reciclável não é destinado aos contêineres corretos, assim como o lixo orgânico", completou.
O objetivo da ação é conscientizar os donos de estabelecimentos comerciais para que descartem o lixo e os materiais recicláveis nos locais, dias e horários corretos do serviço de coleta. Multas não serão aplicadas neste primeiro momento.
"Se houver um trabalho conjunto e a ajuda de todos, Franca ficará cada dia mais bonita", finaliza Engrácia.