A semana começou chuvosa no estado de São Paulo e deve permanecer assim até pelo menos o próximo fim de semana, alerta a Defesa Civil estadual, destacando que os volumes de precipitação podem ser grandes em alguns dias.
De acordo com o órgão, a primeira semana de novembro começa com variação de nebulosidade em todo estado, ocasionando pancadas de chuva isoladas, de fraca a moderada intensidade em praticamente todas as regiões. Os acumulados mais significativos deverão ocorrer no oeste e norte paulista, com acumulados de até 50 mm entre esta segunda (4) e terça-feira (5). As rajadas de vento poderão chegar aos 40 km/h nessas áreas.
Na quarta-feira (6), as chuvas perderão um pouco da intensidade e as rajadas de vento serão mais fracas que nos primeiros dias da semana. A temperatura máxima tende a ficar mais alta, aumentando a sensação de abafamento. É justamente esse cenário que indica a chegada de uma nova frente fria entre quinta (7) e sexta-feira (8).
A Defesa Civil informa que a frente fria avançará pelo Sul do país e chegará a São Paulo no final da quinta-feira, trazendo instabilidade para todas as regiões do estado.
"Ao longo de toda noite de quinta-feira e durante a sexta-feira, haverá condição para pancadas de chuva de forte intensidade, principalmente nos municípios da faixa leste do estado, onde está a região metropolitana de São Paulo. As rajadas de vento poderão atingir os 70 km/h. A temperatura cairá e, na sexta-feira, a máxima não passará dos 21°C na capital", diz o boletim.
O alerta indica que no sábado (9) a frente fria já estará se afastando. Mesmo assim, há previsão de momentos com pancadas de chuva isoladas, em menores volumes. No domingo (10), o céu ficará com poucas nuvens e choverá de modo isolado, principalmente nos municípios da região norte e faixa leste.
"A condição de chuva ao longo de toda semana aumenta o risco para alagamentos, enxurrada e deslizamentos de terra. Além disso, poderá haver queda de raio e granizo, principalmente na quinta (7), e sexta-feira (8). Deste modo, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE) manterá plantão ininterrupto ao longo de todos estes dias", finaliza o boletim.