A revista Veja publicou, nesta sexta-feira, 1º, ranking nacional com as 100 melhores cidades brasileiras de médio e grande porte para se viver, considerados os serviços públicos oferecidos pelos municípios. O levantamento foi feito pela consultoria Macroplan, que compila os dados anualmente.
Franca aparece como a segunda melhor cidade do Brasil para se viver, atrás apenas de Maringá (PR), a grande campeã, e à frente de Belo Horizonte (MG), 12ª colocada, Ribeirão Preto e a capital São Paulo, empatadas na 13ª, e Campinas, na 17ª.
O relatório da Macroplan é feito a partir dos indicadores oficiais de 15 áreas de serviços públicos oferecidos pelos municípios brasileiros. Os resultados são consolidados no Índice de Desafios da Gestão Municipal e serve para indicar quais as melhores cidades brasileiras para se viver.
Como o relatório é anual, é possível acompanhar a evolução, no tempo, e verificar se determinada cidade está melhorando ou piorando a oferta de serviços e a qualidade de vida que oferece à sua população.
A campeã, Maringá, subiu uma posição em relação ao ano anterior, quando estava em segundo lugar. Franca saltou seis posições. A vizinha Ribeirão Preto despencou oito degraus, mesma queda experimentada por Campinas. A capital paulista ficou na mesma – não subiu, nem caiu.
“A situação dos municípios é desafiadora. Há os desafios mais básicos, em termos de mortalidade infantil, atenção básica, saneamento, que estão longe de ser equacionados na maior parte dos municípios e há os desafios emergentes", disse a coordenadora da pesquisa, Adriana Fontes, em entrevista à revista Veja. Segundo ela, mudanças climáticas e o envelhecimento da população são alguns dos novos desafios.
O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) comemorou neste sábado, em entrevista ao portal GCN, os resultados alcançados pela cidade. “É importante este ranking colocando nossa cidade como a segunda melhor para se viver. Importante para gente poder entender a qualidade de vida que a gente tem aqui em Franca”, disse o prefeito.
Reeleito há menos de uma semana para um novo mandato de quatro anos, Alexandre Ferreira não perdeu a chance de ironizar os adversários que criticaram sua gestão durante a campanha. “E olha só que interessante... Nós tivemos uma campanha eleitoral agora há pouco. E alguns candidatos disseram ‘Franca tá acabada’, ‘Franca não presta’, “Franca nada funciona’, e aí vem um ranking desses e coloca a cidade em segundo lugar para se viver. Isso mostra que estamos no caminho certo. Franca está pronta para um futuro muito melhor”.
As cidades, posição no ranking e a evolução 2010-2023