31 de outubro de 2024
TREM-BALA

Com 4 paradas no Vale, Trem-bala fará viagem entre SP-Rio em 1h45

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Imagem ilustrativa
Trem-bala está previso para 2032

Com quatro paradas no Vale do Paraíba e previsto para previsto para 2032, o Trem-bala RioSP promete ligar as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro em uma hora e quarenta e cinco minutos, percorrendo um trajeto de 417 quilômetros. São previstas sete escalas, quatro delas na nossa região: São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Aparecida. A expectativa é de transportar mais de 25 milhões de passageiros por ano.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no  WhatsApp

As estações intermediárias incluem Guarulhos e quatro cidades do Vale do Paraíba: Jacareí, São José dos Campos, Taubaté e Aparecida, Resende, além das cariocas Volta Redonda/Barra Mansa. O ponto inicial será a Estação Água Branca, em São Paulo, enquanto o destino final será a Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro. As cidades foram escolhidas após negociações com as prefeituras locais.

O trem-bala, desenvolvido pela empresa TAV Brasil em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), terá capacidade para alcançar velocidades de até 350 km/h. Com um investimento estimado em R$ 75 bilhões, o projeto será financiado por investidores privados, sem uso de recursos públicos.

O sistema de energia será renovável, reduzindo significativamente as emissões de carbono e gerando um impacto ambiental positivo, equivalente à preservação de uma área de floresta de aproximadamente 225 km² anualmente – o equivalente ao tamanho do município de Recife.

O cronograma da obra inclui etapas planejadas. Atualmente, o projeto está em fase de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente, necessários para a obtenção da licença ambiental preliminar.

Estudos de demanda, definição do traçado e mapeamento fundiário já foram realizados, com a licença ambiental preliminar prevista para junho de 2025 e as desapropriações concluídas até dezembro do mesmo ano. A licença de instalação deve ser obtida até junho de 2026, para que as operações iniciem pontualmente em 2032.