24 de dezembro de 2024
DEBATE GCN/ACIF

Esporte e segurança pública fecham debate em bloco acalorado

Por Hevertom Talles e N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
GCN
Alexandre Ferreira (MDB) e João Rocha (PL) trocam acusações sobre segurança e esporte no quinto bloco do debate, que marcou o encerramento da disputa de ideias

No quinto bloco do debate, os candidatos Alexandre Ferreira (MDB) e João Rocha (PL) voltaram a se enfrentar no formato arena, desta vez discutindo temas como esporte e segurança pública.

O primeiro assunto foi o esporte, com Alexandre Ferreira questionando Rocha sobre seus planos para melhorar o setor. Rocha respondeu afirmando que pretende realizar uma auditoria na Feac, insinuando que a instituição é uma "caixa de Pandora". Ele criticou a falta de apoio ao esporte amador e de várzea na atual gestão e perguntou se o prefeito havia resolvido as dívidas da Francana.

Em resposta, Alexandre Ferreira destacou que revitalizou quadras de esportes pela cidade, instalou os Cepels e tem planos para uma nova unidade no Jardim Luzia II. Ele também afirmou que a prefeitura não tem responsabilidade sobre as dívidas da Francana, contrapondo a crítica de Rocha.

Na sequência, João Rocha trouxe o tema da segurança, afirmando que "a insegurança reina na cidade" e prometendo, se eleito, retirar da cidade pessoas que não são da região e encaminhá-las de volta para suas famílias.

Alexandre Ferreira respondeu mencionando os programas de assistência a moradores de rua e destacou a instalação da Central de Monitoramento, além de melhorias na Guarda Civil Municipal e no Corpo de Bombeiros.

Rocha rebateu, alegando que o atual prefeito não participou de encontros importantes para melhorar a segurança no centro da cidade. Ferreira concluiu o bloco defendendo as políticas de segurança em vigor, afirmando que elas têm funcionado.

Considerações finais

Após cinco blocos de debate, recheados de acusações, insinuações e queixas sobre fake news, os candidatos fizeram suas considerações finais.

Alexandre Ferreira agradeceu aos aliados políticos, como Sidnei Rocha e governador Tarcísio de Freitas, além de agradecer à sua família e aos eleitores que o apoiaram no primeiro turno.

Rocha, por sua vez, criticou o adversário por não ter respondido a diversos questionamentos sobre segurança e área social, e reforçou que sua experiência o torna capaz de governar Franca.

O debate

Os candidatos à Prefeitura de Franca, Alexandre Ferreira (MDB) e João Rocha (PL), se reencontraram no Debate do GCN/Acif – O Confronto Final. O duelo foi realizado no auditório da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), a partir das 19h desta quinta-feira, 24.

Seguindo a tradição de realizar o debate no último dia permitido pela legislação eleitoral, o debate promovido pelo GCN, em parceria com a Acif, teve duas horas de duração aproximadamente. Tempo para os candidatos ao Executivo municipal exporem seus projetos de cidade para o mandato de 2025 a 2028. Neste ano, 248 mil pessoas estão aptas a votar no 2º turno na cidade, que será realizado neste domingo, dia 27 de outubro.