Uma nova pesquisa de intenção de votos sobre a corrida eleitoral em Franca, desta vez realizada pelo Instituto Veritá, e divulgada nesta quinta-feira, 24, reafirma o cenário de favoritismo para Alexandre Ferreira (MDB) na reta final da disputa contra João Rocha (PL).
O Veritá aponta Alexandre Ferreira com 61% dos votos válidos, enquanto João Rocha tem 39% (método utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado final, no qual são descartados os votos brancos e nulos). São 22 pontos de vantagem para o prefeito que disputa a reeleição, e confirma seu favoritismo para conquistar nas urnas o direito de governar a cidade pelos próximos quatro anos.
Na pesquisa estimulada (quando brancos e nulos são considerados), Alexandre Ferreira tem 55,6%. João Rocha alcança 35,5%. Brancos e nulos somam 6,5%. Não sabem em quem vão votar ou preferiram não responder 2,3% dos entrevistados.
A pesquisa também mediu a disposição dos eleitores de comparecer nas urnas neste domingo. Cerca de 69,4% dos entrevistados disseram que vão votar. Outros 8,6% afirmaram que não vão comparecer às urnas. Uma parcela de 22% dos pesquisados disseram que ainda não sabem se vão votar ou preferiram não responder.
A pesquisa Veritá foi realizada no município de Franca entre os dias 19 e 24 de outubro. Foram entrevistados 810 eleitores, com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi custeada pelo próprio instituto.
Na última quarta, pesquisa Ágili, contratada e custeada pelo GCN, mostrou cenário semelhante. O levantamento traz Alexandre Ferreira com 60% dos votos válidos, contra 40% de João Rocha.
Leia mais:
Pesquisa GCN/Ágili: Alexandre lidera com 60%; João Rocha tem 40%