24 de dezembro de 2024
RECEITA

Shakshuka

Por Sonia Machiavelli | Especial para a Sampi
| Tempo de leitura: 2 min

Ingredientes

A palavra ‘shakshuka’ pertence ao léxico culinário do hebraico e significa ‘mistura’. Descreve iguaria popular muito consumida em Israel, país onde chegou pela via dos judeus que emigraram no começo do século XX do Magreb, especialmente da Tunísia.  Até hoje o Norte da África e o Oriente Médio disputam a paternidade desse prato que alcançou também a Itália, onde se tornou conhecido como ‘Ovos do Purgatório’ e ao México, com o nome de ‘Huevos Rancheros.’

Mistura de sabores e culturas, em sua essência é constituído por ovos cozidos em molho de tomate, pimentões e especiarias. Representa ótima opção para vegetarianos e para quem precisa preparar uma rápida, saborosa e nutritiva refeição. Além de conter elementos essenciais ao organismo, ainda é bonito na sua apresentação. Pode ir direto da frigideira para a mesa, e assim é servido quase sempre, desde o café da manhã ao almoço e jantar. Em Israel, como comida de rua, entra no meio do pão, formando sanduíche. Seu acompanhamento clássico na cozinha árabe é o pão branco dos árabes ou o italiano. Mas o nosso pãozinho francês vai igualmente bem. Os três absorvem como se espera o molho, a alma desse prato.

Vale a pena experimentar. Faça assim.   

Em uma frigideira que possa ser levada à mesa, coloque o azeite e frite a cebola cortada em plumas no fogo médio, até ela começar a ficar transparente. Adicione o pimentão picado em cubinhos bem pequenos e continue fritando por mais cinco minutos. Adicione o alho devidamente amassado ou triturado e mexa bem, sem deixar queimar. Alho queimado estraga qualquer receita. Adicione os tomates (com casca e sementes) picados em pedaços de três cm e mexa bem.  Eleve a temperatura da chama até a mistura borbulhar. Adicione os temperos e a salsa picada a seu gosto. Baixe o fogo e deixe por trinta minutos, frigideira tampada, até obter textura homogênea. Mexa de vez em quando para não grudar. Quando o molho estiver espesso, prove o sal. Em seguida faça buracos no molho, usando as costas de uma colher, como se fossem ninhos rasos. Quebre os ovos numa xícara, um a um, para atestar se estão frescos. Com cuidado disponha-os nos quatro ninhos criados com a colher. Tampe. Dê uma olhada a cada dois/três minutos, até que os ovos fiquem cozidos. As claras devem ficar brancas e as gemas moles. Tire do fogo e leve à mesa. Coloque ao lado uma cestinha com pães. Delicie-se.