O que faz um atleta se destacar não é apenas o desempenho nas competições, mas a história de dedicação, garra e superação que o acompanha. E foi com esse espírito que a equipe de natação de Franca, formada por oito atletas e treinada por Denis Cássio, brilhou nos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp), trazendo para casa um resultado histórico na modalidade ACD (atletas com deficiência), o primeiro lugar na classificação geral e a conquista de 30 medalhas, sendo 21 de ouro e seis de prata.
Segundo a equipe, este resultado é mais do que números. Essas medalhas são símbolo de conquistas pessoais e coletivas, de sonhos realizados e de barreiras superadas. A equipe, representando a Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura), segue para a segunda fase que acontecerá no dia 1° de novembro.
Para os atletas de Franca, participar dos Jogos Paralímpicos não foi apenas competir, mas viver uma experiência que ficará marcada para sempre. “Foi incrível cada momento da competição e vamos consolidar esta experiência em novembro”, declarou Ricardo, um dos nadadores que protagonizou momentos inesquecíveis. A equipe viajou 411 km até o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTP), em São Paulo. Lá, atletas como Eraldo Amaral, estreante em grandes competições, conquistaram suas primeiras medalhas de ouro. Eraldo brilhou ao garantir dois ouros, deixando claro que o futuro promete ainda mais.
Já para coroar a dedicação de meses de treinos intensos, a equipe garantiu uma vaga na grande final estadual, que ocorrerá em dezembro. Mas, até lá, o time segue em preparação, com competições como o Circuito Caixa e o Campeonato Paulista no horizonte, sempre levando o nome de Franca com orgulho.
Os treinos diários, das 13h às 16h, na piscina da Unifran, são um reflexo do comprometimento de atletas e técnicos. Mas o sucesso não é construído sozinho. A Feac oferece suporte vital com equipamentos como sungas, toucas, abrigos, óculos e roupões, além de motivação constante, desempenha um papel fundamental na jornada desses atletas. E o time está aberto a novos patrocínios, que ajudarão a aprimorar ainda mais a estrutura e garantir que eles possam competir no mais alto nível.
Os nadadores, com diferentes tipos de deficiência física, intelectual e visual, formam um grupo único, mostrando que não há limites para quem sonha alto. São eles:
O brilho de Franca também se estendeu para o atletismo e o tênis de mesa. No atletismo, 13 atletas conquistaram 24 medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze, colocando a cidade em segundo lugar na classificação geral. Entre eles, Gabriel Santana, em sua estreia, já se destacou ao garantir três ouros, garantindo vaga no Campeonato Brasileiro.
No tênis de mesa, a equipe, que conta com um atleta paralímpico, segue firme em seu caminho. Com grandes chances de dois dos atletas serem convocados para representar a Seleção Paulista no Campeonato Brasileiro, o time treina com foco nos Jogos Abertos do Interior.