18 de outubro de 2024
FRANCA E REGIÃO

Temporal vem mesmo? Confira o que se sabe sobre a previsão

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Pedro Baccelli/GCN
Céu visto após chuva na rua Prudente de Morais, no bairro Cidade Nova, em Franca

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou nessa quarta-feira, 16, sobre a possibilidade de cair 200 milímetros entre esta sexta-feira, 18, e domingo, 20, na região de Franca. A previsão levantou o questionamento: realmente haverá um temporal no fim de semana? 

Os francanos tiveram uma “pequena amostra” na tarde desta quinta-feira, 17. Com o céu nublado de nuvens carregadas, uma chuva fina atingiu a região central da cidade, por volta das 14h30. Bairros como o Cidade Nova e o Jardim São José foram contemplados com a pancada, que deixou o tempo mais fresco. É esperado 1,1 milímetro durante as 24 horas, com temperaturas podendo chegar a até 32°C.

E o fim de semana?

A Defesa Civil não foi o único instituto a prever chuva para os próximos dias em Franca. O Climatempo projeta 3,3 milímetros na sexta-feira, 28,3 mm no sábado, 19; e 11,5 mm no domingo – o montante totaliza 43,1 milímetros. No sábado, quando é esperado o maior volume, o dia será marcado por céu “nublado, com possibilidade de garoa durante a manhã e à noite, e chuva à noite”.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo (cor laranja) para tempestade, com chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia. Os ventos poderão alcançar de 60 a 100 km/h. “Queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.

O instituto orienta para que, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores pelo risco de queda e descargas elétricas. Não deixe veículos estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. 

A faixa laranja cobre partes dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Apesar da divergência de volumes entre os institutos meteorológicos, os três confirmam chuva entre sexta-feira e domingo. De acordo com a Prefeitura de Franca, a Central de Monitoramento e a Defesa Civil já estão a postos em casos de ocorrências. Agora, caberá ao tempo responder qual a proporção de água que cairá em Franca nos dias seguintes.