18 de outubro de 2024
PASSEIO TRÁGICO

Turista morre em mergulho de 60m de profundidade em Noronha

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Galo Metal
Bruno era um torcedor apaixonado pelo Atlético Mineiro.

O turista mineiro Bruno Jardim de Miranda Zoffoli, de 43 anos, morreu na terça-feira (15), depois de mergulhar aproximadamente 60m em Fernando de Noronha (PE). Ele sofreu uma descompressão -- condição resultante de excesso de nitrogênio ou outros gases dissolvidos nos tecidos devido à exposição a pressões superiores à atmosférica, como em mergulhos profundos.

Leia também: Marinha dos EUA detectou som de implosão após mergulho de submarino

Com a doença de descompressão, pode haver formação de bolhas no sangue, o que bloqueia vasos sanguíneos e causa embolia pulmonar, dificuldades respiratórias e dor nos músculos e articulações. O problema surge, principalmente, quando o mergulhador sobe muito depressa das profundezas para a superfície.

Segundo o jornal Folha de SP, o turista foi socorrido ao Hospital São Lucas com problemas respiratórios e rebaixamento de consciência. Foi submetido à terapia hiperbárica -- tratamento em que o paciente respira oxigênio puro num ambiente com pressão duas ou três vezes superior à atmosférica.

Embora tenha mostrado sinais de melhora inicial, Zoffoli sofreu parada cardiorrespiratória e, apesar dos 90 minutos de tentativas de reanimação, não resistiu. Seu corpo foi levado ao Instituto de Medicina Legal em Recife ontem (16).