A Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de disparo de arma de fogo em via pública, na rua Gerônimo Espelanelli, bairro Jardim Glória, na cidade de Patrocínio Paulista, na madrugada desta terça-feira, 15, por volta das 00h45.
De acordo com o relatório policial, a guarnição chegou ao local após receber informações sobre um possível ataque de cães na região. No local, os policiais foram recebidos por um homem de 32 anos, policial militar de Ituverava, que estava de folga no momento do incidente.
Segundo o relato do policial, ele passeava com seu cachorro pela rua quando foi surpreendido por dois cães da raça pitbull que correram em sua direção e atacaram seu animal de estimação.
Um dos pitbulls mordeu o cão do policial, que, em resposta à agressão, sacou sua arma e efetuou dois disparos, atingindo ambos os cães. Um dos animais morreu no local, enquanto o outro sofreu apenas um ferimento de raspão.
O PM alegou que agiu em legítima defesa, usando sua arma de fogo para proteger a si próprio e a seu cachorro da agressão dos animais, que estavam soltos na rua.
A arma e a munição usadas pertenciam ao Estado de São Paulo.
A tutora dos cães, uma operadora de caixa de 23 anos, também esteve no local e informou que os animais haviam fugido de sua casa pouco antes do ataque, sem que ela tivesse conseguido contê-los a tempo.
A Polícia Militar registrou a ocorrência e informou o tenente da Polícia Militar sobre o caso. A Polícia Judiciária abrirá um inquérito para investigar as circunstâncias do incidente, especialmente por envolver o uso de uma arma de fogo por um policial fora de serviço.
O caso será analisado para verificar se as medidas tomadas foram adequadas ou se houve algum abuso de poder.