Como nenhum candidato atingiu 50% mais um voto válido no 1° turno, Alexandre Ferreira (MDB) e João Rocha (PL) seguem na disputa pela Prefeitura de Franca. Nesta sexta-feira, 11, voltaram a ser transmitidas as propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na televisão. O que não faltou foram indiretas e cutucadas sobre o passado dos adversários.
O conteúdo do prefeito e candidato à reeleição foi o primeiro a ser veiculado – obedecendo à legislação eleitoral por ter sido o candidato com mais votos no 1° turno. Alexandre afirma que sua administração está “consertando” os estragos deixados na cidade e na prefeitura. Apesar de não citar nomes, as críticas foram direcionadas ao seu antecessor, o ex-prefeito Gilson de Souza (Avante).
Trabalhadores, predominantemente de fábricas de calçados, aparecem elogiando o prefeito durante a propaganda eleitoral, com frases como: “a cidade está muito bem com ele” e “Alexandre faz e acontece”. Entre os elogios, foi citada a obra na rotatória do Parque das Esmeraldas – o local foi asfaltado.
As críticas à gestão passada continuaram. “Em 2016, a cidade fez uma aposta arriscada com um político das antigas, que brincou de ser prefeito, e o resultado você viu e sentiu. Foi uma luta colocar a cidade de novo para frente e, ao mesmo tempo, enfrentar os dois anos mais duros da pandemia”, disse o emedebista.
Alexandre também apostou no em figuras conhecidas que o apoiam. O primeiro a se manifestar foi o ex-prefeito de Franca Sidnei Rocha. “Em quatro anos, o Alexandre trabalhou duro para recolocar a casa em ordem novamente.” Depois, o apoio veio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Meu candidato em Franca é o Alexandre, que tem sido muito parceiro do Governo do Estado de São Paulo, e essa parceria tem que ter continuidade.”
O emedebista deixou claro que tem a maioria dos vereadores eleitos na Câmara Municipal. Durante o programa eleitoral, declararam apoio ao atual prefeito Andréa Silva (Republicanos), Claudinei da Rocha (MDB), Daniel Bassi (PSD), Donizete da Farmácia (MDB), Kaká (Republicanos), Lindsay Cardoso (PP), Marcelo Tidy (MDB) e Marco Garcia (PP).
Alexandre Ferreira também fez insinuações sobre João Rocha. “Para seguir em frente, o seu voto é muito importante para não deixar a cidade andar para trás de novo... 30 anos para trás.” Rocha foi vice-prefeito durante a gestão de Maurício Sandoval Ribeiro, entre os anos de 1989 e 1992.
Ao som da música Girls just want to have fun, da cantora e compositora norte-americana Cyndi Lauper, a propaganda mostra a evolução da comunicação: das fichas de orelhão para celulares e do jornal impresso para os portais de notícias, por exemplo. Tudo em referência ao antigo em contraste com o novo.
João Rocha começou seu programa eleitoral dizendo que, se a maioria da população estivesse satisfeita com a atual administração, Franca não teria 2° turno. “Você, que é de Franca, está satisfeito com a situação da segurança? Você, que é de Franca, está satisfeito com a situação da saúde? Você, que é de Franca, está satisfeito com a situação do transporte?”
O liberal gravou em frente à Secretaria Municipal de Saúde, onde, segundo ele, trataria de um dos “piores problemas” que a cidade está enfrentando: “o descaso com a nossa saúde”.
A propaganda exibe matérias publicadas por jornais da cidade sobre lixo em uma escadaria do Pronto-socorro Municipal “Dr. Álvaro Azzuz” e o drama vivido por familiares de pacientes que aguardavam a liberação de leitos em hospitais públicos, por exemplo. “O prefeito não pode judiar da população como tem judiado”, disse João.
O candidato também apostou no apoio político que terá se for eleito, em especial o da deputada estadual Delegada Graciela (PL). “Enviei R$ 3 milhões para a prefeitura realizar um mutirão, e milhares de pessoas serão beneficiadas”, afirmou a parlamentar.
Curiosamente, diferentemente de seu opositor, João Rocha apresentou candidatos a vereador que não foram eleitos, mas que o apoiam. São eles: Álvaro Alvim (Solidariedade), com 343 votos, e Arroizinho (PL), com 2.077 votos. “Continua aqui conosco, dentro do grupo”, disse Rocha. O Partido Liberal, sigla de Rocha, foi o partido que, isoladamente, conquistou mais cadeiras na Câmara nesta eleição, com quatro vereadores eleitos.
No saldo geral dos partidos, Alexandre Ferreira leva a melhor. Conta com o apoio de nove dos vereadores eleitos, enquanto João Rocha tem quatro. Os outros dois, são do PT e Psol, mas já se manifestaram “contra João Rocha”. Ainda há discussões para saber se declaradamente vão defender o voto em Alexandre.
A propaganda termina com manchetes de jornais impressos da época, mostrando o escândalo dos falsos médicos durante a primeira gestão de Alexandre Ferreira, entre 2013 e 2016.
Os conteúdos citados na reportagem são referentes ao programa eleitoral transmitido na televisão nesta sexta-feira, 11, às 13h às 13h10.
As propagandas gratuitas seguirão sendo transmitidas até o dia 25 de outubro.