O vereador eleito Marco Garcia (PP), agora aliado do prefeito Alexandre Ferreira, comentou as críticas que fez ao atual chefe do Executivo em ocasiões anteriores. Marco Garcia, Fransérgio Garcia (PL) e Lindsay Cardoso (PP) participaram do programa A Hora é Essa!, transmitido pela Rádio Difusora, na manhã desta sexta-feira, 11. A entrevista foi conduzida pelo jornalista Corrêa Neves Jr., diretor do Portal GCN/Rede Sampi e da Difusora.
Durante a conversa, Marco Garcia, que retorna à Câmara Municipal após o fim de seu mandato anterior em 2020, foi direto sobre sua relação com Alexandre Ferreira: reconheceu que, no passado, foi um crítico ferrenho, mas agora se posiciona como aliado. "Bati no momento em que foi necessário. Acho que ele fez um bom governo, com alguns problemas pontuais. Tanto é que votei pela aprovação das contas dele. Fui presidente da Câmara na gestão dele também. Alexandre é uma pessoa sensível às demandas e mostrou-se muito mais amadurecido", afirmou Garcia, que caminha para seu sexto mandato.
Em tom descontraído, Marco ainda brincou ao afirmar que não é o tipo de pessoa com "pavio curto". "Eu nem tenho pavio", disse, rindo.
Já Fransérgio Garcia, recém-eleito pelo PL, destacou que, neste segundo turno, seu apoio vai para João Rocha (PL), e não contra Alexandre. "Não sou contra o Alexandre, sou a favor do João, pelas ideias e princípios. Defendo essa renovação", explicou. Ele também agradeceu aos eleitores que confiaram em suas propostas e aproveitou para se apresentar à população francana: "Sou empreendedor, comecei no chão de fábrica e acredito na mobilidade social."
Fransérgio também revelou que uma de suas principais bandeiras será a defesa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mencionando o caso de sua filha Helena, de 9 anos, que tem grau 2 do transtorno. "É claro que não é só por isso, mas, durante o acompanhamento que faço com minha filha e outras famílias, vejo as dificuldades, especialmente financeiras. As terapias são caras, e a maioria não tem acesso", destacou. Ele ainda comentou que a experiência pessoal o motivou a concorrer a uma vaga no Legislativo. "Uma em cada 36 crianças nascidas é autista. É um número muito alto. Depois de tudo que vivi com Helena, comecei a pensar em ser candidato."
Reeleita pelo PP, Lindsay Cardoso voltou a defender a causa animal, tema central de suas campanhas, mas lamentou a falta de união dentro do movimento. "Apanhei bastante durante o mandato. Outras campanhas focaram em tentar tirar meu mandato. Eu vou buscar o diálogo com essas pessoas. Essa desunião é horrível, me senti envergonhada", desabafou.
Apesar das críticas, Lindsay reafirmou seu compromisso com a causa e disse que vai trabalhar para melhorar a comunicação e o marketing de suas ações. "Lutamos tanto para ter um representante na Câmara, e precisamos ajudar os animais. As pessoas não entendem a dimensão do nosso trabalho. Ajudar os animais é ajudar as pessoas. Geralmente, onde há denúncias de maus-tratos a animais, as pessoas também estão em situação de vulnerabilidade. Prometo melhorar a comunicação e mostrar o que estamos fazendo", concluiu.