Sete nomes se despediram da corrida pela Prefeitura de Franca após o resultado das urnas nesse domingo, 6, durante o 1º turno das Eleições de 2024. O Portal GCN/Rede Sampi reuniu as manifestações dos ex-candidatos publicadas nas redes sociais até as 20 horas desta segunda-feira, 7.
Guilherme Cortez (PSol) foi o candidato escolhido por 22.818 eleitores, representando 14,65% da votação válida. Ainda no domingo, após a divulgação do resultado, ele parabenizou Marília Martins, que foi a primeira vereadora de seu partido eleita na história da cidade. "Teremos uma voz combativa em defesa das mulheres, da cultura e do meio ambiente na Câmara Municipal", diz o post.
O deputado estadual fez outras quatro publicações, destacando sua vice, Bel Nascimento (PSol), e ressaltando que foi a maior votação da esquerda em Franca nos últimos 16 anos. Também aproveitou para cumprimentar os francanos. "Quero agradecer do fundo do meu coração a cada pessoa que saiu de casa ontem para votar pelo futuro da nossa cidade".
Na quarta colocação, com 7.821 votos, o que representa 5,02% da votação válida, Mariana Negri (PT) fez um carrossel de fotos de momentos da campanha e publicou um vídeo falando com o eleitorado. "Acho que foi tão positivo que quero agradecer a todos que fizeram parte desse momento (...) levamos a mensagem da importância das mulheres na política".
O candidato do Novo, Alexandre Tabah, buscou justificar a derrota nas urnas pelo fato de o partido ter menos de 150 filiados em Franca, além de reforçar que não usou fundo eleitoral e não tinha horário de propaganda gratuita no rádio e na televisão. "Ganhei o principal: novas amizades, novas experiências, vivendo e aprendendo". Tabah teve 1.348 votos (0,87%).
Tito Flávio (PCB), por sua vez, publicou um vídeo dele indo votar, com a legenda: "voto computado! Tarefa cumprida! Luta que segue ladeado de outros lutadores".
Não foram encontradas manifestações do Dr. Ubiali (PSB), Jonas Carvalho (Mobiliza) e João Scarpanti (PCO) sobre as eleições após a divulgação dos resultados do 1º turno.